quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

. Feliz Ano Novo !


O Panteão Gama deseja a todos os seus visitantes um Feliz Ano Novo !

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

. Prémio Sakharov 1995



O prémio Sakharov 1995 foi atribuído a Leyla Zana, uma deputada turca, que foi exilada pelo seu próprio país. Leyla iniciou a sua luta em defesa do seu marido, preso na altura, acabando mais tarde por lutar pelos direitos humanos e por uma solução pacífica e democrática para os conflitos entre o governo turco e o povo curdo. A deputada foi condenada em 1994, juntamente com alguns colegas, que tal como ela pertenciam à organização ilegal ''Partido dos Trabalhadores Curdos''. O Parlamento Europeu, embora lhe tenha atribuído o Sakharov 1995, Zana só o recebeu nove anos depois, após a sua libertação.

. Prémio Sakharov 1996



O prémio Sakharov 1996 foi atribuído ao dissidente chinês Wei Jingsheng. Wei Jingsheng foi galardoado com este prémio pelas suas actividades desenvolvidas em proveito da democracia, pelo que foi detido duas vezes e mais tarde exilado. Dissidente estava detido na altura, não estando presente para receber o prémio pessoalmente. Jingsheng é também vencedor de outros prémios tais como Robert F. Kennedy Prémio de Direitos Humanos em 1996, o National Endowment for Democracy Award em 1997, o Olof Palme Memorial Prize, em 1994 e o Prémio Internacional Activista pela Fundação Gleitsman. Wei tem sido elogiado em vários lugares, com títulos como "Pai do Chinese Democracy" e "Nelson Mandela da China''.

. Os modos da difusão musical também evoluiram?


Desde o rádio, passando pelo disco de vinil, cassete, cd, e chegando finalmente à "era do USB". A música foi chegando, ao longo dos anos, através destes modos de difusão que todos conhecemos tão bem, embora nem sempre nos apercebamos da sua evolução.


Em 1906 foi emitida, pela primeira vez, uma emissão de rádio, que foi inventado por Nikola Tesla e Guglielmo Marconi. O rádio era a televisão dos nossos dias, nesta altura as novidades e música eram esperadas pela família inteira, que se sentava à volta deste emitor repleto de informação. Foi com o rádio que a música começou a expandir-se a toda uma nação, a todo um continente, a todo o mundo. A rádio foi o primeiro modo de difusão, a nível mundial, da música.


No início da década de 50, já se desenvolvia o disco de vinil... Todas as pessoas desta época, que ainda hoje vivem, lembram com carinho e saudade aquele girar num toca-discos. O disco de vinil é hoje um clássico, que muitos coleccionam.










Passamos, em seguida, para a fita cassete ou compact cassete, mais conhecida apenas por cassete. Este difusor de música surgiu em 1963 e foi inventado pela holandesa Philips. Esta invenção foi uma revolução enorme, pois podia-se não só reproduzir, mas também gravar som (algo que o vinil não conseguia fazer). A cassete foi evoluindo ao longo dos anos, até que no final dos anos 70 a Sony inventou o Walkman, algo que fez com cada pessoa, individualmente, pudesse ouvir música de uma forma prática e simples.


Entrando numa era mais recente, podemos começar por referir o compact disk, mais conhecido por CD. Os CD's surgiram, a nível comercial, em 1982, tendo como vantagens a sua maior durabilidade, maior capacidade e melhor clareza de som, apagando um pouco o disco de vinil e eliminando por completo a cassete. O compact disk foi desenvolvido pela Philips e Sony, tendo sido até bem recentemente o maior difusor dos nossos tempos, algo que já não se sucede...










Durante a minha geração, todos estes modos de difusão musical foram algo que esteve sempre presente, excluindo o vinil que me antecede um pouco. Mas agora, actualmente, nos dias de hoje, que meio é que expande a música de modo a chegar a todos e cada um de nós? Já todos sabem a resposta a este questão... Começou por ser chamado mp3, passando a mp4 e chegando finalmente a Ipod. Não precisando de andar com nada atrás e conseguindo alcançar uma capacidade que nenhum outro conseguiu. A "era do USB", como lhe chamo, é até agora o modo de difusão musical mais prático e inovador que o século XXI conheceu. Quem sabe, no futuro, se algo ainda mais inovador aparece. Resta-nos esperar pelo que aí vem.











NOTA - Actualmente a música é redireccionada para todo o mundo não só através destes modos. Apesar disso, estes são os que ficaram conhecidos, unicamente, por terem expandido a música e essa é razão pela qual só referi estes.

. Ainda sobre o Natal... mas agora em animação!

. Quebra Nozes-Tchaikovski

O Quebra Nozes é um dos três bailados que Tchaikovski compôs. O bailado é composto por dois actos, estes contam uma história em que a fantasia e magia, típicas do romantismo, contam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça do tamanho desmensurado. Uma boa sugestão para o natal.

. Personalidade do ano

O fundador da rede social facebook Mark Zuckerberg de 26 anos, foi eleito pela revista Times personalidade do ano. Entre os finalistas desta escolha anual pelos leitores da revista estavam também o fundador da WikiLeaks Julian Assange e a cantora Lady Gaga. "A rede social que Mark Zuckerberg criou, colocou em contacto 500 milhões de pessoas. O Facebook tornou-se o terceiro maior país do mundo, representando quase um décimo do planeta", afirmou o director da revista Times, Richard Stengel, que anunciou a escolha no canal de televisão norte americano NBC.

. Prémio Sakharov 1997


O prémio Sakharov 1997 foi atribuído, a uma jornalista argelina, Salima Ghezali. Salima fundou o seu próprio jornal com a intenção de promover a liberdade de imprensa e os direitos da mulher. Nos seus artigos criticou a censura e a forma como são tratados os jornalistas na Argélia e escreveu sobre a necessidade de uma solução para a crise argelina, chamando a atenção para o elevado número de vítimas, entre jornalistas e outros cidadãos. O seu trabalho foi criticado pelas autoridades argelinas, que encerraram o jornal. Apesar disso, continua a lutar pelos seus objectivos e por um futuro democrático para a Argélia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

. Prémio Sakharov 1998



O prémio Sakharov 1998 foi atribuído ao Ibrahim Rugova, um político do Kosovo e líder do partido político da União Democrática do Kosovo. Ibrahim, como humanista que era, foi também presidente da Associação de Escritores do Kosovo em 1988. Rugova tornou-se um político activista, quando a sérvia aboliu a autonomia dessa mesma região. Lutou pela independência do território, participou na República do mesmo e converteu-se no principal defensor dos interesses da comunidade albanesa, dai lhe ser atribuído, pelo Parlamento Europeu, este prémio.

. Tudo pode ser contado de outra maneira...

‘José & Pilar’, é um documentário de Miguel Gonçalves Mendes sobre a vida de José Saramago, é um elogio de amor do Nobel da Literatura à mulher, Pilar del Río. Foi assim que o próprio escritor definiu o filme, actualmente em exibição, e que já foi visto por mais de 11 mil espectadores. O filme é um retrato próximo do escritor português no processo de escrita e divulgação do romance "A viagem do elefante", desvenda o lado privado de José Saramago, o seu compromisso cívico enquanto escritor, os medos e os dilemas sobre a velhice e a morte, as certezas sobre Deus e a religião. O documentário foi exibido no DocLisboa, já teve estreia comercial no Brasil e foi apresentado dia 16 de Novembro em Lisboa, dia em que José Saramago completaria 88 anos.

Com 11300 espectadores, 'José & Pilar' é o terceiro documentário português mais visto no cinema desde 2004.

. Van Gogh



Vincent Willem Van Gogh
nasceu na Holanda no dia 30 de Março de 1853 e é actualmente considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Começou a pintar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.

Principais obras de Van Gogh:

- Os comedores de batatas
- A italiana
- A vinha encarnada
- A casa amarela
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O velho moinho
- Oliveiras

. Prémio Sakharov 1999



O prémio Sakharov 1999 foi atribuído pelo Parlamento Europeu ao político timorense, José Alexandre Gusmão, também conhecido como Kay Rala Xanana Gusmão, por mérito da sua luta contra a injustiça e pela defesa dos direitos humanos. Xanana Gusmão tornou-se a grande referência dos timorenses que lutam pela independência e liberdade, foi o primeiro Presidente da República de Timor e é hoje seu Primeiro Ministro.

. Prémio Sakharov 2000



O prémio Sakharov 2000 foi atribuído ao grupo cívico ”Basta ya” em homenagem as vítimas do terrorismo da ETA.
O movimento "Basta Ya" foi criado em final de 1999 com o objectivo de defender a liberdade dos muitos cidadãos do país basco perante as ameaças da ETA e é constituído por um grupo de cidadãos, artistas, políticos e membros de organizações pacíficas.

sábado, 4 de dezembro de 2010

.Obras de Vivaldi encontradas

Após 270 anos da sua morte, foram encontradas 2 sonatas de Vivaldi, no meio de vários manuscritos doados em 2008 ao Museu de Foundling, em Londres.
Antonio Vivaldi nasceu em Veneza, a 4 de Março de 1678. Foi um compositor e músico italiano do estilo barroco. Compôs 770 obras (477 concertos e 46 obras). Morreu a 28 de Julho de 1741 em Viena, na miséria, como muitos artistas da sua época.

Aqui vai uma das Le Quattro Stagioni ("As quatro estações"), o Inverno:

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

. O maior guitarrista de sempre


Johny Allen Hendrix, mais conhecido por Jimi Hendrix, nasceu em Seattle, no dia 27 de Novembro de 1942 e morreu em Londres, no dia 18 de Setembro de 1970.
Jimi, além de ser citado como o maior guitarrista de sempre, também era cantor e compositor.
Conquistou fama a nível mundial, graças à sua intensa musicalidade e fantástica habilidade para tocar a guitarra eléctrica, sendo protagonista do uso de amplificadores distorcidos e do pedal wah-wah, estes utensílios musicais davam uma outra magia à sua música. Passou por muitos festivais, alguns como Festival Pop de Monterey, Festival da Ilha de Wright e o Festival de Woodstock, tendo sido a principal atracção destes últimos dois.
Jimi Hendrix foi um músico bastante galardoado, durante a sua vida, mas também ganhou alguns prémios postumamente. Dois deles foram a sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e a sua confirmação no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Em 1994, foi-lhe dedicada uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, e também foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor guitarrista numa lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

. Chegámos aos mil...


Chegámos hoje (dia 30 de Novembro de 2010) aos mil visitantes do nosso blog, esperamos que continuem a visitá-lo e a aumentar a vossa, já extensa, cultura geral. Quem sabe se um dia não chegamos ás 10 mil visitas...

. Fernando Pessoa- 75 anos após a sua Morte

Faz hoje (30 de Novembro) 75 anos que morreu o grande poeta português Fernando Pessoa. Para assinalar a data, deixamos aqui um poema de um dos seus heterónimos, Alberto Caeiro:

Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas—a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra coisa todos os dias são meus.

Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as coisas sem sentimentalidade nenhuma.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.

Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único poeta da Natureza.

Alberto Caeiro

. O Iron Man



Michael Gerard Tyson nasceu em Nova Iorque no dia 30 de Junho de 1966, mais conhecido por Mike Tyson ou Malik Abdul Aziz, é um ex-pugilista. Conhecido por muitos como um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos.

Mike Tyson teve um desenvolvimento físico precoce. Aos 12 anos pesava mais de 80 kg, com um estrutura bem avantajada para uma criança. Aos 15, já era um peso pesado veloz. Aos 20 anos, tornou-se campeão mundial, o mais jovem peso pesado a conseguir este feito. Obviamente haveria consequências para tamanha performance num período tão curto de tempo. Assim, quando Tyson completou 30 anos, já era possível perceber que precocemente também estava a perder a sua forma física, a devastadora temporada de ''KO's'' e títulos mundiais chegava ao fim para Mike Tyson.

Combates: 58
Vitórias: 50
Vitórias por ''KO'': 44
Derrotas: 6
Desistências: 2

A fama de Tyson tornou-se uma parte da cultura popular. Foram feitos filmes sobre ele e teve várias participações noutros filmes. Tyson inspirou também os video-jogos para várias consolas. Recentemente, em 2009, Mike Tyson participou no filme ''The Hangover''.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

. Morreu Leslie Nielsen

O actor canadense Leslie Nielsen, de 84 anos, morreu ontem, num hospital de Ft. Lauderdale, na Flórida (EUA), vítima de complicações de uma pneumonia. A notícia foi confirmada pelo sobrinho do actor, Doug Nielsen, a uma rádio canadense. Informou que o tio estava internado há 12 dias, e que a sua situação se agravou nas últimas 48 horas.
Leslie Nielsen passou a ser sinónimo de comédia a partir dos anos 80, quando participou no filme Apertem os Cintos, o Piloto Desapareceu! (1980).
Nos anos 90, protagonizou a trilogia Corre Que a Polícia Vem Aí, que satirizava os filmes policiais. Em 1997, fez a versão do famoso desenho animado Mr. Magoo.
Antes de partir para as comédias, o actor participou em filmes como O Planeta Proibído (1956) e O Destino do Poseidon (1972), no qual fazia o papel do comandante do navio.
Nascido em Regina a 11 de fevereiro de 1926, Nielsen apareceu em mais de 100 filmes e centenas de programas de televisão ao longo de sua carreira. Casado quatro vezes, teve duas filhas com a sua segunda mulher, Maura e Thea Nielsen.

domingo, 28 de novembro de 2010

. Sabes quem foi o Padre Himalaya?


O Padre Himalaya é um cientista português que espantou o mundo no início do século xx, justamente apelidado de pai das energias renováveis. Se queres saber mais dele, visita-nos no link ao lado : PH

terça-feira, 23 de novembro de 2010

. Prémio Sakharov 2001


O prémio Sakharov 2001 foi atribuído ao arcebispo do Lubango e presidente da conferencia Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Zacarias Kamwenho.
O Arcebispo ganhou prémio por ter lutado pela paz em Angola, acabar com os tiroteios e retomar as negociações.
Dom Zacarias é respeitado por ambas as partes do conflito e atingiu a democracia e o respeito pelos direitos do homem. É conhecido como um símbolo de luta pela paz, liberdade e justiça.

. A Refém Perfeita


Aung San Suu Kyi nasceu em Rangum, a 19 de Junho de 1945. É uma líder política e activista dos direitos humanos. É conhecida internacionalmente como líder da oposição ao regime ditatorial do seu país, que a manteve em prisão domiciliar por 15 dos últimos 21 anos, com breves períodos de liberdade.
Suu Kyi é filha de Aung San, o herói nacional da independência da Birmânia (também conhecida por Myanmar), que foi assassinado quando ela tinha apenas dois anos de idade.
Depois de ter vivido em Londres, regressou ao seu país em 1988, por altura da morte da mãe. O seu retorno à Birmânia coincidiu com o aparecimento de uma revolta popular espontânea contra 26 anos de repressão política e de declínio económico no país. Em pouco tempo, Suu Kyi tornou-se a líder do movimento de contestação ao regime militar.
Em 1990, Aung San Suu Kyi ganhou o prémio Sakharov de liberdade de pensamento, e em 1991 foi galardoada com o Nobel da Paz.
Em 1995, o regime militar decidiu levantar a pena de prisão domiciliária imposta ao Prémio Nobel, como sinal de abertura democrática dirigido à comunidade internacional. Mas, a sua liberdade durou pouco.
Nos últimos 19 anos, Suu Kyi passou 13 em prisão domiciliar. O seu sistema político é hoje mantido sob controlo estrito do Conselho de Estado para a Paz e o Desenvolvimento
Em 2008, Suu Kyi foi classificada como a 71ª mulher mais poderosa do mundo, pela revista Forbes. Em Setembro do mesmo ano, o seu estado de saúde suscitou preocupação. Ela estaria a recusar comida que lhe era fornecida pela junta militar.
Nove premiados do Nobel manifestaram apoio a Aung San Suu Kyi, que actualmente está a ser julgada.
Segundo a Secretária de Estado dos Direitos Humanos da França, Rama Yade, a detenção de Suu Kyi, a poucos dias de sua libertação, visa afastá-la do processo eleitoral. O objectivo do regime é chegar às eleições legislativas de 2010 sem entraves. "Trata-se de um estado que vive sob o terror há vinte anos.” . Suu Kyi, mantendo-se no seu país, marca resistência pacífica mas firme ao regime autoritário.
Suu Kyi foi libertada a 13 de Novembro de 2010.

. Prémio Sakharov 2002


O Prémio Sakharov 2002 foi a atribuído a Oswaldo Payá, um activista cubano que tinha como objectivo reformar legalmente o sistema de Fidel Castro. Após duas respostas negativas do Governo para se candidatar ao Parlamento Cubano, foi co-fundador do projecto “Varela”. Esta iniciativa teve como objectivos assegurar a liberdade de expressão, realização de eleições com mais que um partido (nem sempre existiram) e libertação de todos os presos políticos.
Cerca de 25.000 cubanos apoiaram Oswaldo, mesmo assim o Governo de Havana ignorou este apelo e condenou 75 pessoas a longas penas de prisão, em Março de 2003.

. Mark Zuckerberg - fundou a rede social Facebook


Mark Zuckerberg nasceu a 14 de Maio de 1984 em White Plains. É um programador e empreendedor norte-americano. Quando estudante da Universidade Harvard, fundou a rede social Facebook, da qual actualmente é CEO.
Mark Zuckerberg nasceu de uma família judaica e foi criado em Dobbs Ferry, uma aldeia do Condado de Westchester,em Nova Iorque. Zuckerberg estudou na Ardsley High School e formou-se na Phillips Exeter Academy. Em Exeter, Zuckerberg, juntamente com o seu amigo Adam D'Angelo, trabalhou em diversos projectos, incluindo um MP3 Player artificialmente inteligente que aprendia os hábitos musicais de seus usuários. Embora ainda na escola secundária, os dois foram abordados por diversas empresas para comprar o MP3 Player, chamado Synapse, mas eles recusaram.
Zuckerberg frequentou a Universidade Harvard matriculado na turma de 2006. Tornou-se membro da fraternidade Alpha Epsilon Pi. Em Harvard, Zuckerberg continuou a criar os seus projectos. Um antigo projecto, Coursematch, permitia aos estudantes verem listas de outros alunos matriculados nas mesmas classes. Um projecto seguinte, Facemash.com, foi um site de votações de fotos similar ao Hot or Not exclusivo para estudantes de Harvard. Uma versão do site foi ao ar por quatro horas antes do acesso à internet de Zuckerberg ser revogado pelos administradores oficiais. O departamento de serviços de computador levou Zuckerberg ao Conselho de Administração de Harvard, onde ele foi acusado de infringir regras de segurança na internet e de privacidade e propriedade intelectual. Em 2008, a Forbes considerou-o o mais jovem bilionário do mundo, com fortuna de 1.5 bilhão de dólares.

. Morre terceiro criminoso nazi na lista do Centro Wiesenthal


Samuel Kunz, número três na lista dos criminosos nazi mais procurados pelo Centro Simon Wiesenthal, e acusado da morte de 430.000 judeus, morreu na quinta-feira passada, 18 de Novembro, aos 89 anos em casa.
Samuel Kunz devia ser julgado pelos assassinatos de presos judeus cometidos quando ele era guarda do campo de Belzec, na Polónia ocupada pelos nazis, entre Janeiro de 1942 e Julho de 1943. Estava ainda acusado da execução, a tiro, de uma dezena de pessoas em dois incidentes distintos, ainda no mesmo campo.
Kunz tinha 20 anos quando começou a trabalhar como guarda no campo de Belzec, em Janeiro de 1942. Documentos do tribunal demonstravam que estava envolvido em todas as partes do processo, desde tirar as vítimas dos comboios a fazê-las entrar nas câmaras de gás e atirar os seus corpos para valas comuns.

sábado, 20 de novembro de 2010

. 2 Pac



Tupac Amaru Shakur nasceu em Nova Iorque a 16 de junho de 1971 e faleceu em Las Vegas a 13 de setembro de 1996. Mais conhecido por 2Pac , foi um rapper estadunidense. Vendeu até à data da sua morte cerca de 75 milhões de álbuns e para além de ser músico, também foi actor e activista social. A maioria das suas canções fala de crescer no meio da violência, do racismo e dos problemas na sociedade em geral.
O trabalho de Shakur é conhecido por defender várias causas, entre elas a igualdade política, económica, social e racial. 2Pac foi acusado e condenado por abuso sexual e foi preso durante 11 meses. Infelizmente, na noite de 7 de setembro de 1996, 2pac estava dentro de um carro e foi atingido por quatro tiros durante um tiroteio na cidade de Las Vegas. Faleceu seis dias depois, vítima de insuficiência respiratória e paragem cardíaca.
2Pac foi o maior rapper de todos os tempos, conforme citou o jornal americano The New York Times.

. Bob Marley



Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, nasceu em Nine Mile a 6 de fevereiro de 1945 e faleceu em Miami a 11 de maio de 1981, com 36 anos. Foi cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos.
Bob Marley foi casado com Rita Marley, ela foi mãe de quatro dos seus doze filhos (dois deles adoptados). Ziggy e Stephen Marley, continuam o legado musical do seu pai na banda Melody Makers. Outro dos seus filhos, Damian Marley, também seguiu a carreira musical.

. Elvis Presley ''Rei do Rock''



Elvis Aaron Presley nasceu em East Tupelo a 8 de Janeiro de 1935 e faleceu em Memphis a 16 de agosto de 1977. Faleceu com 42 anos e teria hoje 75 anos. Elvis foi um famoso músico e actor, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock.
É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 pela sua maneira extravagante e ousada de dançar. Elvis tinha uma voz com grande alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular.
Ao longo da sua carreira, Elvis lançou vários êxitos com muito sucesso como, por exemplo, "Kiss Me Quick" e "Bossa Nova Baby".

. Michael Jackson ''The King Of Pop''



Michael Joseph Jackson nasceu a 29 de Agosto de 1958 em Gary e faleceu a 25 de junho de 2009 no hospital de Los Angeles. Começou a cantar e a dançar desde muito novo, iniciando-se aos 11 anos como vocalista dos Jackson 5, banda em que todos os seus irmãos entravam e em que o seu pai era o ''manager''. Em 1971, decide lançar-se numa carreira a solo em que acabaria por mostrar ainda mais do que era capaz, alguns anos depois é chamado como ''King of pop''.
Um dos momentos mais altos da sua carreira foi moonwalk, o passo de dança mais célebre de Michael Jackson. Lançou albuns como Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e History (1995), o mais vendido chegaria a ser ''Thriller'' com grandes êxitos como Billie Jean, Beat It e muitos mais ...
Ao longo da sua carreira foi recebendo muitos prémios, mas a sua vida não foi só marcada por coisas boas, visto que foi acusado de abuso sexual, embora tivesse provado que estava inocente. É de referir que foi considerado durante os ultimos anos a pessoa mais famosa do mundo, pois Michael Jackson ajudou os mais desfavorecidos enquando ainda era vivo, doou muito dinheiro para agências de caridade e conseguiu ajudar a salvar muitas vidas. Michael Jackson dançou, cantou e encantou!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

. The Beatles - Mais famosos que Cristo


The Beatles foi o nome dado a uma banda de rock britânica, formada em Liverpool. Foi uma das bandas mais bem sucedidas a nível comercial e mais aclamadas da história da música recente. A partir de 1962, os membros da banda eram John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). A sua popularidade cresceu tanto que alcançou o que os media chamaram de "Beatlemania", as fãs despiam-se para os seus ídolos e os seus berros faziam com que muitas vezes um concerto ao vivo não fosse possível de se realizar, a loucura alcançava todos os que eram tocados pela música dos Beatles.

O vídeo que se segue mostra a loucura que eram os concertos dos britânicos, reparem que quase não se consegue ouvir as vozes dos quatro, devido ao barulho ensurdecedor que as suas fãs faziam.



A partir dos anos 70 os Beatles tornaram-se um ícone a nível mundial, tendo vendido mais de mil milhões de de discos. Recentemente foram incluídos, colectivamente, na compilação da revista Times como cem das pessoas mais importantes e influentes do século XX, um título com peso para o nosso trabalho, sem qualquer tipo de dúvida.



Mas será que essa fama se ficou por ali? Definitivamente, não. Os Beatles foram, são e serão conhecidos por todo o Mundo e arredores, não existe pessoa nenhuma que não se lembre de uma das melhores duplas de sempre, Paul/John ou da música "the yellow submarine". A Batida, o estilo, a presença em palco, foram uma revolução enorme no Mundo da música. Se Elvis foi o rei, os Beatles foram sem dúvida nenhuma, os pais do rock.

E por falar em Elvis Presley, ele foi um dos mais críticos famosos dos britânicos. Elvis dizia que eles só iam aos Estados Unidos para ganhar dinheiro, e que os beatles eram um descrédito ao cristianismo. Mais criticados foram quando John Lennon proferiu a famosa frase: "O cristianismo vai acabar. Vai-se dissipar e depois sucumbir. Nem preciso de discutir isso. Estou certo, e o tempo vai prová-lo. Actualmente somos mais famoso que Cristo." E com esta polémica frase os beatles forma criticados ainda mais, até mesmo, por aqueles que não os criticavam antes.

O seguinte video mostra-nos mais uma das muitas músicas que todos conhecemos, quer queiramos ou não, "Let it be".



Dois do Beatles já morreram, sendo o mais conhecido John Lennon. Lennon morreu no dia 8 de Dezembro em 1980, quando ao voltar a sua casa em Nova Iorque, foi abordado por um fã, que disparou cinco tiros com intenção de matar. A polícia chegou ao local minutos depois, tendo levado John para o hospital e prendido o assassino, que se tinha deixado ficar por lá, proferindo estas palavras "Peço desculpa pelo incómodo". John Lennon morreu após ter perdido mais de 80% do sangue existente no seu corpo. Mark Chapman (o assassino) foi condenado a prisão perpétua. Após a morte do primeiro beatle multidões por todo o mundo juntaram-se e cantaram músicas de Lennon e dos Beatles. As suas cinzas estão hoje guardadas por Yoko Ono, a mulher de John.

O segundo Beatle a morrer foi George Harrison, que morreu no dia 29 de Novembro de 2001. Foi confrontado com uma doença terminal, cancro.

Os outros dois Beatles, estão ainda hoje vivos. Paul McCartney ainda faz música, e participa em inúmeros eventos sociais. Ringo Starr também não abandonou o mundo da música tendo
formado uma banda chamada All Starr Band.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

. Nobel da Literatura José Saramago faria hoje 88 anos

José Saramago morreu a 18 de Junho de 2010. Hoje completaria 88 anos. O filme "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, estreia-se nas salas do cinema a dia 18 de Novembro de 2010. Este filme retrata a relação entre José Saramago e a sua esposa Pilar Del Río e o processo de criação de Saramago.
Segue-se o trailer...

. Prémio Sakharov 2003



O prémio sakharov 2003 foi atribuído a Kofi Annan e a todos os funcionários das Nações Unidas que faleceram em nome da paz mundial durante o exercício das suas funções.
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada com base na convicção de que a garantia da dignidade e igualdade de direitos para todos traria liberdade, justiça e paz ao mundo. A ONU dedica-se a esse objectivo há mais de 60 anos. É uma luta cujo preço é muitas vezes a perda de vidas, como foi o caso de Sérgio Vieira de Mello, morto em 2003 no Iraque, onde era representante do Secretário geral da ONU e do vencedor do prémio Sakharov 2003.

. O ENFORCAMENTO de Saddam Hussein



Pouco mais de 24 horas após a execução de Saddam Hussein, começaram a circular na Internet imagens do momento da morte do ex-ditador, enforcado em Bagdá. Na gravação, os carrascos gritam "Moqtada, Moqtada!", em referência ao líder xiita radical Moqtada al Sadr, cujo pai e tio foram assassinados sob o regime de Saddam.
Segundo as imagens, Saddam continua rezando no momento de cair no vazio. O corpo cai, então, brutalmente e ouve-se um ruído de metal. Após alguns instantes de confusão, a câmera foca o rosto de Saddam.
Condenado à morte em 5 de novembro pela extermínio de 148 xiitas nos anos 80, o ex-ditador foi executado numa sala dos serviços de inteligência militares em Jadamiya, bairro de maioria xiita no norte de Bagdá. Saddam foi enterrado na sua cidade natal, Tikrit.
A execução de Saddam foi seguida de atentados com carros-bomba que mataram nesse mesmo dia mais de 70 pessoas em Bagdá e na cidade de Kufa, no sul do país, onde ficam vários santuários xiitas.

. Prémio Sakharov 2004


O Prémio Sakharov 2004 foi entregue a Zhanna Litvina, Presidente da Associação de Jornalistas da Bielorrússia. Esta associação luta pela liberdade de expressão e pelo desenvolvimento do jornalismo independente e profissional na Bielorrússia, um país em que os jornalistas ainda são, frequentemente, vítimas de censura, perseguição, expulsão do país e acções judicias.

domingo, 14 de novembro de 2010

. Amelia Earhart, a Rainha do Ar...

Amelia Mary Earhart nasceu em Atchison, Kansas, a 24 de Julho de 1897. Foi a mais famosa aviadora da América. Cresceu num ambiente de riqueza e privilégio, graças ao seu avô materno, Alfred Otis.
Amelia, mais conhecida como Milly, tinha 10 anos quando viu pela primeira vez um avião, na Feira Estatal de Iowa e deste disse: "Era uma coisa de arame ferrugento e madeira e sem qualquer interesse..."
Foi só em 1920 que surgiu o interesse pela aviação, quando ela e o pai assistiram a um "encontro aéreo" em Daugherty Field, Long Beach. De capacete e óculos de protecção, embarcou num biplano de cockpit aberto para um voo de 10 minutos sobre Los Angeles. Ficou encantada e pouco depois seguiram-se as lições de pilotagem.
Em Outubro de 1922, Amelia deu início à sua participação em tentativas de ultrapassar recordes e estabeleceu o recorde de altitude para mulheres nos 14.000 pés (4.340 metros).
No Outono de 1925, Amelia mudou-se para Boston e juntou-se à divisão local da Associação Nacional de Aeronáutica. Durante este tempo, tirou todas as vantagens das circunstâncias de promoção do voo, especialmente para as mulheres, tornando-se assunto comum nos jornais.
O "Boston Globe" considerou-a "uma das melhores mulheres-piloto dos Estados Unidos". O editor nova-iorquino George Putnam, impressionado com Earhart, organizou a viagem para que ela se tornasse a primeira mulher a atravessar o Atlântico de avião, a 3 de Junho de 1928, ainda que como passageira. Posteriormente ela casou com ele e Putnam tornou-a uma personalidade pública, ao ponto de a 20 de Maio de 1932, quando atravessou sozinha o Atlântico, Amelia ser a mulher mais aclamada do mundo, considerada heroína nacional e recebendo vários prémios e celebrações.
Uma viagem sozinha à volta do mundo seria a progressão natural, mas uma primeira tentativa, em 1935, não teve sucesso, quando se despenhou ao descolar perto de Pearl Harbour. Sem se dar por vencida, depois da reconstrução do seu Electra, voltou a tentar, partindo de Miami, Florida, a 1 de Junho de 1937. Depois de alguns atrasos por causa do tempo, partiu para a Austrália e para Lae, na Nova Guiné. Nessa altura já tinha viajado 22.000 milhas (35.420 km), faltando-lhe 7.000 milhas (11.270 metros).
Partindo tarde, a 2 de Julho, Amelia fez o seu último contacto através do rádio às 20:00 GMT para o navio Itasca da Guarda Costeira dos EUA, apesar de uma operação de busca no valor de $4 milhões autorizada pelo presidente Roosevelt, que envolveu 66 aviões e 9 navios nunca mais se encontraram vestígios de Earhart ou do seu avião.
Amelia foi declarada morta no dia 5 de Janeiro de 1939. O seu modo de vida, a sua carreira e o modo como desapareceu fascinam as pessoas ainda hoje.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

. Doenças Manipuladas

Gripe A, doença das vacas loucas e gripe das aves, foram doenças manipuladas! E por manipuladas quero dizer trabalhadas em laboratório por um qualquer cientista e conduzidas por uma entidade que algum lucro teria, com certeza, com este "negócio".

Comecemos pela gripe A, que de início se chamava gripe suína, mas estranhamente e de repente mudou de nome. Talvez isto tenha acontecido por já terem morto muitas vacas, frangos, e não quererem ficar sem as suas entremeadas ou o seu entrecosto. Como se sabe, a gripe A teve uma difusão enorme a nível dos media. No noticiário o tema central não era a crise, não era política, nem economia do país, mas sim o alerta acerca deste "perigoso" vírus, e as pessoas que se pensava terem sido infectadas com este vírus a nível nacional e internacional. Esta foi a última doença manipulada que se conheceu no nosso planeta.

Mortes devido ao vírus H1N1 mundialmente durante o ano de 2009: 8768 [dados da OMS]
Mortes cancerígenas por ano a nível mundial: 13200 milhões durante um ano [International Agency for Research on Cancer (IARC)]

A gripe das aves e a doença das vacas loucas foram as duas doenças que antecederam a gripe A. Nestas, como na gripe A, os sintomas variavam tal como as suas vacinas.

Quais são as consequências negativas da propaganda destas doenças de ano a ano?
- Obviamente, as mortes que estas doenças causam são motivo de muita preocupação;
- O medo que esta propaganda instala nas pessoas, e que leva muitas delas a comprarem as vacinas, ou a tomarem mais precauções em relação a hábitos alimentares. O que conduz ao enriquecimento dos bolsos do "criador" e, talvez, à diminuição do consumo de carne a nível mundial
- O descrédito numa possível doença perigosa que mate aos milhões...

Este cenário pelo qual o nosso quotidiano passa de vez em vez, tem de parar. Esta tristeza não pode ser levada de bom grado, alguém tem de parar este problema que, para mim, não passa de uma barbaridade.

Deixo-vos um video que explica esta farsa, as causas da mesma e os prejudicados. Quanto à credibilidade deste video...

. As Mil Caras de Madonna

Madonna Louse Veronica Ciccone já passou, como muitos de nós, por várias fases durante a sua vida. Nesta postagem mostramos várias fases desta Madonna que todos nós conhecemos e acompanha(á)mos. Desde Madonna a criança, Madonna a adolescente, passando obviamente pela Madonna provocadora, Madonna escandalosa, até à Madonna mãe e intelectual, estas fotos mostram as vidas de Madonna.




Esta é mesmo a Madonna que todos nós conhecemos. A Madonna inocente, ainda.





Anos 70, foto de um livro de registos da escola.





Madonna a fazer audições para a série televisiva "Fama".




Anos 80, Madonna ataca a música, surpreende com o seu "look" e começa a provocação.




Foto tirada durante o filme "Na cama com Madonna", uma foto que ainda hoje é uma imagem de marca da rainha do pop.





Madonna mais uma vez provocadora, desta vez actua presa numa cruz de cristo, o que enfureceu muitos católicos



2005, em Lisboa Madonna fez a propaganda de mais um dos seus êxitos "Confessions on a Dance Floor"




Madonna, a escritora, lançou um êxito no mundo dos livros infantis, chamado "Lotsa Casha" (2005).





Com uma das filhas adoptadas, Mercy James (2009).





Madonna na actualidade... Um pouco menos extravagante, e mais intelectual. Nesta foto pode-se observar a artista, a realizar o filme "W. E."

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

. Sabe quem foi Emmelin Pankhurst?



Emmeline Pankhurst foi uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo. O nome da "Sra. Pankhurst", mais do que qualquer outro, está associado com a luta pelo direito de voto para mulheres no período imediatamente antes da primeira guerra mundial.
As mulheres queriam ter o direito ao voto, pois essa era a única forma de mudarem as suas vidas. Em 1903, Emmeline Pankhurst e as suas filhas começaram a lutar pelos seus direitos através de métodos violentos. Foram presas, como se esperava, e iniciaram uma greve de fome, até que começaram a ser forçadas a comer. Foram libertadas quando estavam perto da morte, mas mal se recuperaram continuaram a lutar e foram presas novamente.
Um dos mais conhecidos manifestos, foi a interrupção de uma corrida de cavalos. Um dos membros do movimento sufragista, Emily Walding Davison, colocou-se à frente de um dos cavalos do rei, acabando por não resistir.
Mesmo com todos estes esforços as mulheres continuavam sem o direito ao voto. Em 1914, rebentou a primeira guerra mundial e as mulheres tiveram de ocupar os lugares que os homens deixaram para trás (trabalho, chefes de família…). Provaram que podiam fazer o que os homens faziam, tão bem ou melhor que eles.
Foi então que, em 1927, as mulheres, com mais de 21 anos, tiveram finalmente direito ao voto
Morreu em 1928 tendo alcançado o seu grande objectivo: igualdade de direitos quanto ao voto.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

. ...e por fim, a última personagem...

...eles estão cada vez mais próximos...



Jesus Cristo, ou Jesus de Nazaré, nasceu num país onde a pobreza predominava, chamado Israel. A maior parte da sua vida está descrita na Bíblia pelos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João (Novo Testamento, embora o seu nascimento tivesse sido profetizado no antigo testamento, pelos profetas Isaías, Malaquias e ainda pelo seu primo João Baptista). Pouco se sabe sobre a sua infância e adolescência. Ele apenas começou a pregar aos trinta anos, ensinando os seus ideais e espalhando a fé. Durante o tempo que pregou, Jesus foi ganhando fãs e seleccionou seguidores, os apóstolos. Segundo a religião cristã, Jesus é o messias e veio ao nosso mundo para nos libertar dos nossos pecados, ideologia que não foi aceite pelos judeus que fizeram de tudo para acabar com a sua vida, já que o consideravam um impostor. Estes conseguiram alcançar o seu objectivo e Jesus morreu crucificado no alto do monte Sinai em Jerusalém. Muitos acreditam que Jesus ressuscitou ao terceiro dia após a sua morte, que apareceu e falou com os seus apóstolos. Ao longo da sua curta vida (morreu com 33 anos) pensa-se que Jesus realizou inúmeros milagres.
Antes de subir ao céu disse as seguintes palavras: "Ide por todo o Mundo e pregai o evangelho a toda a criatura, fareis as mesmas obras que eu faço e ainda maiores, porque eu vou para o Pai". Foi com base neste ensinamento (mensagem) que o cristianismo se divulgou e expandiu por todo o Mundo

. Prémio Sakharov 2005


O prémio Sakharov de 2005 foi atribuído, não só a um, mas a três ícones distintos. Os galardoados foram as “Mulheres de Branco”, Hauwa Ibrahim e para os “Repórteres sem Fronteiras”.
“Mulheres de Branco” ou “Damas de Blanco” são um grupo de mulheres que se manifesta de forma pacífica e se vestem de branco para honrar a paz e inocência de dissidentes políticos, dos quais são esposas e mães. As suas manifestações são realizadas todos os domingos, desde 2004.
Hauwa Ibrahim, advogada nigeriana, defende as mulheres que são condenadas à morte, por apedrejamento, por terem cometido o crime de adultério. Esta advogada defende, também, os jovens que são condenados a penas de amputação por furto.
Os “Repórteres sem Fronteiras” lutam pela liberdade de imprensa em todo o mundo, para acabar com a censura e perseguições a jornalistas.

. Cimeira da NATO - Barack Obama em Portugal !

A Cimeira da NATO, que se realiza em Portugal neste mês de Novembro, vai contar com a presença de vários chefes de Estado, entre os quais o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
A cimeira, a primeira que Portugal organiza, vai realizar-se nos dias 19 e 20 de Novembro, mas o alto dispositivo de segurança já está a ser preparado.
Em 21 de Janeiro o Conselho de Ministros aprovou a criação de uma estrutura de missão orientada para organizar o encontro que vai reunir cerca de 28 Estados-Membros da Aliança Atlântica.
O local eleito para a reunião deverá ser um espaço público com condicionamento do trânsito local e também do tráfego aéreo.
Entre os objectivos da cimeira está a reafirmação da relação transatlântica, que - segundo Bruxelas - inclui o compromisso de lutar contra o terrorismo e de prevenir a proliferação de armas de destruição maciça.
Os EUA e a UE cooperam em questões de política externa, como o processo de paz do Médio Oriente e a intervenção no Afeganistão, bem como na política para o Irão.
Os dois blocos representam , em conjunto, metade da economia global, pelo que a relação transatlântica tem uma importante componente económica.

. Não sei ama onde era - Fernando Pessoa


Um video de um famoso poema de Fernando Pessoa extraído das suas cartas de amor.

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888 e faleceu também em Lisboa a 30 de Novembro de 1935, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luis de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".

Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua portuguesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".

Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I don't know what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará"). Fernando Pessoa foi mais um dos grandes que mudaram o mundo da literatura, e não só .

. First Moon Landing 1969


Um video da primeira visita á Lua, o primeiro passo de Neil Armstrong:" Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a Humanidade "


Neil Armstrong nasceu em Wapakoneta no dia 5 de Agosto de 1930, é um ex-astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval que escreveu o seu nome na historia do século XX e da humanidade ao ser o primeiro homem a pisar a Lua como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.
Nascido no estado norte-americano de Ohio, antes de se tornar astronauta Neil Armstrong foi aviador da Marinha, tendo combatido na Guerra da Coreia como piloto de caça. Após a guerra, retornou aos Estados Unidos e tornou-se piloto de testes de empresas fabricantes de aviões, testando mais de 900 tipos de aeronaves diferentes durante a década de 1950, incluindo o famoso X-15, o primeiro avião do mundo a voar na estratosfera terrestre.
Armstrong interessou-se pela NASA cinco ou seis meses depois da abertura das inscrições para a formação de um novo grupo de astronautas, em 1962, e foi escolhido para o chamado Grupo dos Nove, denominação decorrente do modo como eram conhecidos os primeiros astronautas norte-americanos selecionados em 1960 para o Projeto Mercury, o Grupo dos Sete, tornando-se o primeiro astronauta norte-americano civil.
Os primeiros dois anos de Armstrong e do novo grupo na NASA foram dedicados a treinos e ao acompanhamento da fabricação dos motores, foguetes e espaçonave que se destinariam aos projetos Gemini e Apollo. Em março de 1966, ele realizou o seu primeiro vôo ao espaço como comandante da Gemini VIII, em companhia do astronauta David Scott, que anos depois comandaria a Apollo 15 e também pousaria na Lua. A missão, problemática, era a junção no espaço com um foguete Agena não-tripulado, como teste para as futuras missões Apollo, em que a nave de comando precisaria se conectar e se separar do Módulo Lunar. Problemas de estabilidade no foguete, que começou a rodar sem controle sobre si mesmo após o engate das duas espaçonaves, causaram o aborto e o encerramento mais rápido da missão.
Em dezembro de 1968, Donald Slayton, antigo astronauta do Projeto Mercury e então Chefe do Comitê de seleção de astronautas do Projeto Apollo, ofereceu a Armstrong o comando da Apollo 11, a missão que desceria primeiro na Lua. Esta escolha surgiu de uma reunião, semanas antes, entre os principais diretores do programa Apollo, que decidiram que Armstrong seria o primeiro apisar a Lua, por causa de seu perfil, parecido com o grande herói americano Charles Lindbergh, um homem de características discretas e essencialmente técnicas, sem grandes egos.
Toda a saga de Armstrong, Aldrin e do voo pioneiro está contada na história da missão Apollo 11. A frase épica, "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade", ao pisar pela primeira vez na superfície lunar, é uma das mais conhecidas na história, mas só veio à cabeça de Neil poucos momentos antes de descer da nave, já pousado na Lua.
Além das importantes experiências científicas que ali fizeram, ele e o piloto do ML, Aldrin, fincaram na Base da Tranqüilidade uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto à perna do Módulo Lunar Eagle, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: "Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a humanidade".
Após a volta da Lua e um período de 21 dias de quarentena na Terra, Armstrong e a tripulação da Apollo 11 fizeram uma torné mundial por dezenas de países, sendo recebidos em triunfo, das trincheiras dos soldados americanos no Vietnam à União Soviética, onde foi recebido por Alexei Kossygin, conheceu a primeira mulher a ir ao espaço, Valentina Tereshkova, e foi o primeiro ocidental a visitar o Centro de Treinos de Cosmonautas Yuri Gagarin, no cosmódromo de Baikonur, Cidade das Estrelas, até então um dos locais mais secretos da antiga União Soviética.
Depois de anunciar que não iria mais ao espaço após a saga da Apollo 11, Neil Armstrong retirou-se da NASA em fins de 1971 e tornou-se professor de engenharia na Universidade de Cincinnati, rejeitando ofertas milionárias de grandes empresas para trabalhar como relações públicas ou em cargos de diretoria, assim como a oferta de todos os partidos políticos que desejavam tê-lo como candidato a qualquer coisa (ao contrário dos ex-astronautas John Glenn e Harrison Schmitt que entraram na política e foram eleitos senadores).
Desde então, hoje com 80 anos e casado pela segunda vez, Neil Armstrong leva uma vida discreta, aparecendo somente em solenidades do governo americano relativas a tecnologia espacial e em palestras sobre o passado e o futuro da conquista do espaço.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

. ...e aqui segue a quarta, mas não menos importante, figura histórica...



Nelson Rolihlahla Mandela, nasceu a 18 de Julho de 1918, Mvezo, África do Sul. O nome Rolihlahla foi-lhe atribuído pelo pai, por ter sido um rapaz muito traquinas. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Nelson é advogado, ex-rebelde e ex-presidente da África do Sul, entre 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid como activista, sabotador e guerrilheiro, Mandela envolveu-se na oposição do regime do Apartheid, que negava aos negros, maioria da população, direitos políticos sociais e económicos. Considerado pela maioria das pessoas como um guerreiro em luta pela liberdade, no entanto, foi considerado terrorista pelo governo sul-africano.

Membro do Congresso Nacional Africano (CNA) desde 1944 e filho de um chefe da tribo dos Xhosas, Mandela tornou-se um dos líderes do movimento antiapartheid da África do Sul.

Esteve na prisão em 1956, acusado de alta traição, foi libertado em 1962. Em seguida, trabalhou clandestinamente no CNA. Após a proclamação do estado de excepção em 1960, o CNA foi considerado ilegal e Mandela foi novamente preso dois anos depois. Em 1964, foi condenado a prisão perpétua. Encarcerado, Mandela tornou-se símbolo da luta contra o Apartheid.

Nelson negou ainda trocar uma liberdade condicional pelo cessar do incentivo à luta armada, em Fevereiro de 1985. Por conseguinte, continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a opressão internacional conseguiram que fosse libertado em 11 de Fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O CNA também foi tirado da ilegalidade. A sua libertação, com Frederik Willem de Klerk no poder, em 1990, representou uma mudança nos destinos da África do Sul. O líder histórico do CNA tornou-se o presidente da África do Sul e participou na transformação democrática do país, levando assim, ao fim, o governo da minoria branca.

Em 1990, foi-lhe atribuído o Prémio Lénin da Paz, que só recebeu em 2002. Assim como em 1993, juntamente com De Klerk, seu antecessor.

Em 1994, Mandela foi o presidente nomeado pelo país. Integrou o partido Inkatha e dos Bóeres, e assegurou um futuro político e económico para uma sociedade dividida pela segregação racial. Em Maio de 1996, o país celebrava a sua primeira Constituição.

Actualmente, Nelson Mandela tem 92 anos e está reformado, quer da vida política, quer da sua profissão, mas foi sem sombras de dúvidas um dos maiores líderes políticos da História Moderna.

sábado, 6 de novembro de 2010

. Lady Gaga e a sociologia da fama

Lady Gaga inspirou um curso de sociologia! A Universidade da Carolina do Sul desenvolveu uma série de aulas baseada na vida, no trabalho e na ascensão da cantora pop.
Intitulado Lady Gaga and the Sociology of the Fame ("Lady Gaga e a Sociologia da Fama"), o curso será dirigido pelo professor Mathieu Deflem, fã da cantora. Nele, os alunos olharão para Gaga como um "evento social", segundo o próprio. "Não é a pessoa e não é a música. São dez milhões de seguidores no Facebook e seis milhões no Twitter. É um fenómeno social", afirmou o professor. A descrição do curso informa que este visa "desvendar algumas das dimensões sociologicamente relevantes da fama de Lady Gaga em relação à sua música, vídeos, moda e outras actividades artísticas".
A princípio, Deflem conta que o interesse era fazer um estudo sociológico acerca da fama das celebridades em geral e, a partir daí, usar Lady Gaga como exemplo. "Então, pensei: faremos o curso todo sobre ela e seu caminho para o sucesso", explicou. Fã de Frank Zappa, Prince, Led Zeppelin, Alice Cooper e Status Quo, o professor revelou que seu interesse pela cantora teve início em janeiro de 2009, quando a viu numa performance na televisão norte-americana.
O curso começará a ser leccionado na primeira metade de 2011.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

. Esta é a terceira personagem...


Joana D’arc nasceu em Domrémy, na região de Lorena (ou Lorraine), na França, em 1412. Filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée, de família modesta, tinha quatro irmãos: Jacques, Catherine, Jean e Pierre, sendo ela a mais nova dos irmãos. Mártir francesa, tendo sido canonizada em 1920 (declarada santa pelo Papa).

Heroína da Guerra dos Cem Anos, ajudou a libertar a França do domínio inglês. Aos 13 anos, afirma ouvir vozes divinas pedirem-lhe para salvar a França dos ingleses. Durante cinco anos, manteve essas mensagens em segredo. Em 1429, deixa a sua casa na região de Champagne e viaja para a Corte do rei francês Carlos VII. Convence-o a colocar as tropas sob seu comando e parte para libertar a cidade de Orléans, sitiada pelos ingleses há oito meses. À frente de um pequeno Exército, derrota os invasores em Maio de 1429. Um mês depois, conduz Carlos VII à cidade de Reims, onde ele é coroado no dia 17 de Julho. A vitória em Orléans e a sagração do rei devolvem a esperança aos franceses de libertar o país. Na primavera de 1430, Joana retoma a campanha militar e tenta libertar a cidade de Compiègne, dominada pelos borguinhões, aliados dos ingleses. É presa a 23 de Maio do mesmo ano e entregue aos ingleses interessados em desacreditá-la: processam-na por bruxaria e heresia. Submetida a um tribunal católico em Rouen, é condenada à morte depois de meses de julgamento. É queimada viva na mesma cidade em 30 de Maio de 1431, aos 19 anos.

. Prémio Sakharov 2006


O prémio de 2006 foi atribuído a Alexander Milinkevich, físico, matemático e líder da oposição política na Bielorrússia.
As eleições realizadas neste país foram questionadas e não foi permitida a entrada de eurodeputados antes das mesmas, sendo que o Presidente Lukashenko teve uma pontuação, no mínimo duvidosa, de 84%. O candidato opositor, Alexander, apenas 6%.
O físico de 59 anos pediu apoio aos eurodeputados, visto que o país sofria, sistematicamente, abusos por parte dos governantes e os direitos humanos eram violados.
O vencedor do prémio da liberdade e do pensamento estudou na Bielorrússia (seu país natal), em França, nos EUA e na Alemanha. Por último, foi dirigente do Departamento de Física da Universidade de Setif, na Argélia.

. Gustav Mahler-150 anos

Gustav Mahler (Kalischt, Boêmia, 7 de Julho de 1860 — Viena, 18 de Maio de 1911) foi um dos mais conhecidos regentes austríacos e compositor. Actualmente, Mahler costuma ser visto como um dos maiores compositores, lembrado por ligar a música do século XIX com o período moderno, e pelas suas grandes sinfonias e ciclo de canções sinfónicas, como, por exemplo, Das Lied von der Erde (A Canção da Terra). É considerado também um exímio orquestrador, por usar combinações de instrumentos e timbres que pudessem expressar as suas intenções de forma extremamente criativa, original e profunda. As suas obras (principalmente as sinfonias) são geralmente extensas e com orquestração variada e numerosa. Mahler procura romper os limites da tonalidade, posto que em muitas das suas obras existem longos compassos que parecem não coincidir nem terem nada em comum. Outra característica marcante das obras de Mahler é um certo carácter sombrio, algumas vezes ligado ao funesto.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

. Manifesto Anti-Dantas

"Alguns rapazes, com muita mocidade e muito bom humor, publicaram há dias uma revista literária em Lisboa ( a revista Orpheu). Essa revista tinha apenas de notável a extravagância e a incoerência de algumas, senão de todas as suas composições. Como a recebeu a imprensa diária? Com o silêncio que merecia? [...] Não. A imprensa recebeu essa revista com artigos de duas colunas - na primeira página [...]. Eu bem sei que o reclame a certas obras é às vezes feito à custa de veemente suspeita de alienação mental que pesa sobre os seus autores [...]. É justo confessar que os loucos não são precisamente os poetas, mais ou menos extravagantes, que querem ser lidos, discutidos e comprados; quem não tem juízo é quem os lê, quem os discute e quem os compra." (Opinião de Júlio Dantas à saída do nº 1 de Orpheu)

Um membro da revista Orpheu, José de Almada Negreiros, não se conformou com as palavras proferidas por Dantas, tendo escrito a crítica...

Manifesto Anti-Dantas por extenso e lido por Mário Viegas:



José de Almada Negreiros, Poeta d'Orpheu Futurista e Tudo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

. Participa também no nosso Blog!

Tu também podes participar no nosso blogue. Se tiveres alguma ideia, ou alguém que aches que tem que cá estar, clica numa postagem e deixa um comentário...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

. Prémio Sakharov 2007



O Prémio Sakharov 2007 foi atribuído a um advogado sudanês, para a Liberdade de Pensamento, Salih Mahmoud Osman.
O advogado, um activista pelos Direitos Humanos, recebeu este prémio pelo seu trabalho de ajuda às vítimas da guerra civil no Darfur, Sudão.
Este prémio contribuiu para a paz, a liberdade e desenvolvimento do Sudão.
A sua entrega ocorreu no dia 11 de Dezembro de 2007, em Estrasburgo, na véspera do 59º aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

. O homem grávido !


Pela primeira vez, um homem sente a dor do parto! Isso mesmo, um homem ficou grávido.
Mas como é isso possível?
Thomas Beatie, o homem grávido, era uma mulher no passado, e fez uma operação para trocar de sexo, porém não retirou o útero.
Ele e a sua esposa Nancy decidiram ter um filho, mas a sua esposa não podia engravidar, então resolveram fazer uma inseminação artificial no Thomas.
“Querer ter um filho biológico não é um desejo feminino ou masculino, é um desejo humano”, disse Thomas Beatie, e “eu sou um transexual, legalmente um homem, e legalmente casado com a Nancy, conto com todos os direitos federais de um casamento”.
Antes de conseguir engravidar, Thomas e Nancy sofreram muito com os preconceitos das pessoas que tinham procurado para ajudá-los a ter um filho: “fomos discriminados pelos médicos, mandaram-nos embora por causa de crenças religiosas. Os Profissionais de saúde recusaram-se a chamar-me por um pronome masculino ou reconhecer a Nancy como minha esposa. Os Recepcionistas riram-se de nós”. O pior de todos foi o irmão do Thomas, que disse não ter pena do casal: “Vai nascer um monstro”!
Depois de passar por 9 médicos, eles decidiram fazer uma inseminação caseira, após terem acesso a um banco de esperma.
Antes de Thomas ficar grávido, eram considerados pelos vizinhos um casal normal, trabalhador e apaixonado, a família de Nancy não sabia sequer que ele era um transexual. Não obstante todas as dificuldades, o primeiro homem grávido afirmava: “Estou a sentir-me incrível!” Resultado? Nancy e Thomas tiveram uma menina saudável e, segundo eles, muito feliz! Afinal isso é o mais importante!