quinta-feira, 18 de novembro de 2010

. The Beatles - Mais famosos que Cristo


The Beatles foi o nome dado a uma banda de rock britânica, formada em Liverpool. Foi uma das bandas mais bem sucedidas a nível comercial e mais aclamadas da história da música recente. A partir de 1962, os membros da banda eram John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). A sua popularidade cresceu tanto que alcançou o que os media chamaram de "Beatlemania", as fãs despiam-se para os seus ídolos e os seus berros faziam com que muitas vezes um concerto ao vivo não fosse possível de se realizar, a loucura alcançava todos os que eram tocados pela música dos Beatles.

O vídeo que se segue mostra a loucura que eram os concertos dos britânicos, reparem que quase não se consegue ouvir as vozes dos quatro, devido ao barulho ensurdecedor que as suas fãs faziam.



A partir dos anos 70 os Beatles tornaram-se um ícone a nível mundial, tendo vendido mais de mil milhões de de discos. Recentemente foram incluídos, colectivamente, na compilação da revista Times como cem das pessoas mais importantes e influentes do século XX, um título com peso para o nosso trabalho, sem qualquer tipo de dúvida.



Mas será que essa fama se ficou por ali? Definitivamente, não. Os Beatles foram, são e serão conhecidos por todo o Mundo e arredores, não existe pessoa nenhuma que não se lembre de uma das melhores duplas de sempre, Paul/John ou da música "the yellow submarine". A Batida, o estilo, a presença em palco, foram uma revolução enorme no Mundo da música. Se Elvis foi o rei, os Beatles foram sem dúvida nenhuma, os pais do rock.

E por falar em Elvis Presley, ele foi um dos mais críticos famosos dos britânicos. Elvis dizia que eles só iam aos Estados Unidos para ganhar dinheiro, e que os beatles eram um descrédito ao cristianismo. Mais criticados foram quando John Lennon proferiu a famosa frase: "O cristianismo vai acabar. Vai-se dissipar e depois sucumbir. Nem preciso de discutir isso. Estou certo, e o tempo vai prová-lo. Actualmente somos mais famoso que Cristo." E com esta polémica frase os beatles forma criticados ainda mais, até mesmo, por aqueles que não os criticavam antes.

O seguinte video mostra-nos mais uma das muitas músicas que todos conhecemos, quer queiramos ou não, "Let it be".



Dois do Beatles já morreram, sendo o mais conhecido John Lennon. Lennon morreu no dia 8 de Dezembro em 1980, quando ao voltar a sua casa em Nova Iorque, foi abordado por um fã, que disparou cinco tiros com intenção de matar. A polícia chegou ao local minutos depois, tendo levado John para o hospital e prendido o assassino, que se tinha deixado ficar por lá, proferindo estas palavras "Peço desculpa pelo incómodo". John Lennon morreu após ter perdido mais de 80% do sangue existente no seu corpo. Mark Chapman (o assassino) foi condenado a prisão perpétua. Após a morte do primeiro beatle multidões por todo o mundo juntaram-se e cantaram músicas de Lennon e dos Beatles. As suas cinzas estão hoje guardadas por Yoko Ono, a mulher de John.

O segundo Beatle a morrer foi George Harrison, que morreu no dia 29 de Novembro de 2001. Foi confrontado com uma doença terminal, cancro.

Os outros dois Beatles, estão ainda hoje vivos. Paul McCartney ainda faz música, e participa em inúmeros eventos sociais. Ringo Starr também não abandonou o mundo da música tendo
formado uma banda chamada All Starr Band.

1 comentário: