A partir dos anos 70 os Beatles tornaram-se um ícone a nível mundial, tendo vendido mais de mil milhões de de discos. Recentemente foram incluídos, colectivamente, na compilação da revista Times como cem das pessoas mais importantes e influentes do século XX, um título com peso para o nosso trabalho, sem qualquer tipo de dúvida.
Mas será que essa fama se ficou por ali? Definitivamente, não. Os Beatles foram, são e serão conhecidos por todo o Mundo e arredores, não existe pessoa nenhuma que não se lembre de uma das melhores duplas de sempre, Paul/John ou da música "the yellow submarine". A Batida, o estilo, a presença em palco, foram uma revolução enorme no Mundo da música. Se Elvis foi o rei, os Beatles foram sem dúvida nenhuma, os pais do rock.
E por falar em Elvis Presley, ele foi um dos mais críticos famosos dos britânicos. Elvis dizia que eles só iam aos Estados Unidos para ganhar dinheiro, e que os beatles eram um descrédito ao cristianismo. Mais criticados foram quando John Lennon proferiu a famosa frase: "O cristianismo vai acabar. Vai-se dissipar e depois sucumbir. Nem preciso de discutir isso. Estou certo, e o tempo vai prová-lo. Actualmente somos mais famoso que Cristo." E com esta polémica frase os beatles forma criticados ainda mais, até mesmo, por aqueles que não os criticavam antes.
O seguinte video mostra-nos mais uma das muitas músicas que todos conhecemos, quer queiramos ou não, "Let it be".
Dois do Beatles já morreram, sendo o mais conhecido John Lennon. Lennon morreu no dia 8 de Dezembro em 1980, quando ao voltar a sua casa em Nova Iorque, foi abordado por um fã, que disparou cinco tiros com intenção de matar. A polícia chegou ao local minutos depois, tendo levado John para o hospital e prendido o assassino, que se tinha deixado ficar por lá, proferindo estas palavras "Peço desculpa pelo incómodo". John Lennon morreu após ter perdido mais de 80% do sangue existente no seu corpo. Mark Chapman (o assassino) foi condenado a prisão perpétua. Após a morte do primeiro beatle multidões por todo o mundo juntaram-se e cantaram músicas de Lennon e dos Beatles. As suas cinzas estão hoje guardadas por Yoko Ono, a mulher de John.
O segundo Beatle a morrer foi George Harrison, que morreu no dia 29 de Novembro de 2001. Foi confrontado com uma doença terminal, cancro.
Bela homenagem! Parabéns!
ResponderEliminar