Emmeline Pankhurst foi uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo. O nome da "Sra. Pankhurst", mais do que qualquer outro, está associado com a luta pelo direito de voto para mulheres no período imediatamente antes da primeira guerra mundial.
As mulheres queriam ter o direito ao voto, pois essa era a única forma de mudarem as suas vidas. Em 1903, Emmeline Pankhurst e as suas filhas começaram a lutar pelos seus direitos através de métodos violentos. Foram presas, como se esperava, e iniciaram uma greve de fome, até que começaram a ser forçadas a comer. Foram libertadas quando estavam perto da morte, mas mal se recuperaram continuaram a lutar e foram presas novamente.
Um dos mais conhecidos manifestos, foi a interrupção de uma corrida de cavalos. Um dos membros do movimento sufragista, Emily Walding Davison, colocou-se à frente de um dos cavalos do rei, acabando por não resistir.
Mesmo com todos estes esforços as mulheres continuavam sem o direito ao voto. Em 1914, rebentou a primeira guerra mundial e as mulheres tiveram de ocupar os lugares que os homens deixaram para trás (trabalho, chefes de família…). Provaram que podiam fazer o que os homens faziam, tão bem ou melhor que eles.
Foi então que, em 1927, as mulheres, com mais de 21 anos, tiveram finalmente direito ao voto
Morreu em 1928 tendo alcançado o seu grande objectivo: igualdade de direitos quanto ao voto.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
. Sabe quem foi Emmelin Pankhurst?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário