quinta-feira, 4 de novembro de 2010

. Manifesto Anti-Dantas

"Alguns rapazes, com muita mocidade e muito bom humor, publicaram há dias uma revista literária em Lisboa ( a revista Orpheu). Essa revista tinha apenas de notável a extravagância e a incoerência de algumas, senão de todas as suas composições. Como a recebeu a imprensa diária? Com o silêncio que merecia? [...] Não. A imprensa recebeu essa revista com artigos de duas colunas - na primeira página [...]. Eu bem sei que o reclame a certas obras é às vezes feito à custa de veemente suspeita de alienação mental que pesa sobre os seus autores [...]. É justo confessar que os loucos não são precisamente os poetas, mais ou menos extravagantes, que querem ser lidos, discutidos e comprados; quem não tem juízo é quem os lê, quem os discute e quem os compra." (Opinião de Júlio Dantas à saída do nº 1 de Orpheu)

Um membro da revista Orpheu, José de Almada Negreiros, não se conformou com as palavras proferidas por Dantas, tendo escrito a crítica...

Manifesto Anti-Dantas por extenso e lido por Mário Viegas:



José de Almada Negreiros, Poeta d'Orpheu Futurista e Tudo

1 comentário:

  1. Bem lembrado, Filipe! O Dantas, "que cheira mal", o Almada Negreiros, sobre quem queremos saber mais numa postagem futura, e sobretudo o Mário Viegas, um grande actor que a vossa geração, infelizmente, jamais poderá ver ao vivo!

    ResponderEliminar