sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

. Os modos da difusão musical também evoluiram?


Desde o rádio, passando pelo disco de vinil, cassete, cd, e chegando finalmente à "era do USB". A música foi chegando, ao longo dos anos, através destes modos de difusão que todos conhecemos tão bem, embora nem sempre nos apercebamos da sua evolução.


Em 1906 foi emitida, pela primeira vez, uma emissão de rádio, que foi inventado por Nikola Tesla e Guglielmo Marconi. O rádio era a televisão dos nossos dias, nesta altura as novidades e música eram esperadas pela família inteira, que se sentava à volta deste emitor repleto de informação. Foi com o rádio que a música começou a expandir-se a toda uma nação, a todo um continente, a todo o mundo. A rádio foi o primeiro modo de difusão, a nível mundial, da música.


No início da década de 50, já se desenvolvia o disco de vinil... Todas as pessoas desta época, que ainda hoje vivem, lembram com carinho e saudade aquele girar num toca-discos. O disco de vinil é hoje um clássico, que muitos coleccionam.










Passamos, em seguida, para a fita cassete ou compact cassete, mais conhecida apenas por cassete. Este difusor de música surgiu em 1963 e foi inventado pela holandesa Philips. Esta invenção foi uma revolução enorme, pois podia-se não só reproduzir, mas também gravar som (algo que o vinil não conseguia fazer). A cassete foi evoluindo ao longo dos anos, até que no final dos anos 70 a Sony inventou o Walkman, algo que fez com cada pessoa, individualmente, pudesse ouvir música de uma forma prática e simples.


Entrando numa era mais recente, podemos começar por referir o compact disk, mais conhecido por CD. Os CD's surgiram, a nível comercial, em 1982, tendo como vantagens a sua maior durabilidade, maior capacidade e melhor clareza de som, apagando um pouco o disco de vinil e eliminando por completo a cassete. O compact disk foi desenvolvido pela Philips e Sony, tendo sido até bem recentemente o maior difusor dos nossos tempos, algo que já não se sucede...










Durante a minha geração, todos estes modos de difusão musical foram algo que esteve sempre presente, excluindo o vinil que me antecede um pouco. Mas agora, actualmente, nos dias de hoje, que meio é que expande a música de modo a chegar a todos e cada um de nós? Já todos sabem a resposta a este questão... Começou por ser chamado mp3, passando a mp4 e chegando finalmente a Ipod. Não precisando de andar com nada atrás e conseguindo alcançar uma capacidade que nenhum outro conseguiu. A "era do USB", como lhe chamo, é até agora o modo de difusão musical mais prático e inovador que o século XXI conheceu. Quem sabe, no futuro, se algo ainda mais inovador aparece. Resta-nos esperar pelo que aí vem.











NOTA - Actualmente a música é redireccionada para todo o mundo não só através destes modos. Apesar disso, estes são os que ficaram conhecidos, unicamente, por terem expandido a música e essa é razão pela qual só referi estes.

1 comentário: