António Mateus
Escritor e jornalista. Nasceu em 1960 em Castelo Branco. Filho de socióloga e de um Oficial de Cavalaria. Licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa, iniciou a sua actividade jornalística no jornal O Globo, em 1982. Desde então serviu as agências NP e Lusa, de que foi chefe de delegações em Maputo e Joanesburgo, de 1986 a 2003.
A par dessas actividades, a sua carreira inclui colaboração com canais televisivos, BBC, Voz da América, RDP, Revista Visão e Jornal Expresso. António Mateus foi o primeiro Conselheiro de Comunicação da CPLP, Director-Fundador da Revista Focus, Editor da Política Internacional da RTP.
António Mateus é autor de dois livros: "Homens vestidos de peles diferentes" e "Selva Urbana". Escreveu ainda um terceiro, intitulado "Mandela - A construção de um Homem". Este livro, lançado em Lisboa a 11 de Novembro de 2010, narra a vida de Nelson Mandela através de um série de reportagens, uma por cada ano que o jornalista passou na África do Sul como correspondente da Agência Lusa (10 anos), que procuram mostrar o homem por detrás do grande líder que foi Mandela. O jornalista desvenda ainda um líder de uma nação que assumiu “ com coragem o discurso do perdão e da reconciliação, não apenas na dimensão retórica e colectiva, mas também na dimensão concreta e pessoal, colocando frente a frente verdugos e vítimas, carrascos que mataram e os familiares das vítimas que pereceram, de modo a demonstrar o fundamento de uma das máximas que sempre nortearam Mandela – a de que ninguém pode ser feliz sem a felicidade do outro”.
Bom trabalho! É uma homenagem mais do que justa, a ambos: ao jornalista e ao grande Nelson Mandela!
ResponderEliminarObrigado a si Francisco.
ResponderEliminarAbraço amigo.
A.M.