domingo, 17 de outubro de 2010

. Uma imagem vale mais do que mil palavras

Diz o dito popular que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas às vezes vale até mais do que isso. Por vezes uma fotografia pode fazer tremer uma sociedade ou até mesmo mudar o mundo.


A imagem de Che



Esta famosa foto de Che Guevara, mais conhecida pelo nome "guerrelheiro heróico", foi tirada por Alberto Korda a 5 de Março de 1960 num enterro de vítimas de uma explosão. Nesta imagem Che Guevara tinha 30 anos. Esta é, sem qualquer tipo de dúvidas, uma das imagens mais reproduzidas da história, expressando um símbolo universal de rebeldia para a juventude não filiada às tendências políticas principais.



A Menina do Vietname


A 8 de Junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali encontrava-se Kim Phuc, uma menina de nove anos que corria com as roupas em chamas, pelo meio do povo desesperado. Foi neste preciso momento que o fotografo Nic Ut registou esta famosa imagem. Momentos depois Nic levou-a para o hospital onde ela permaneceu durante 14 meses e onde foi submetida a 17 operações à pele. Esta foto é um exemplo do que a guerra causa, principalmente aos mais pequenos. Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, tem 2 filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra. Phuc é também embaixadora da UNESCO.

Execução em Saigão




O coronel assasinou o preso, mas e eu... assassinei o coronel! Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra e autor desta foto, que mostra o assassinato de um preso a 1 de fevereiro de 1968. O assassino era na altura o chefe da polícia de Saigão, que matou este combatente do Vietcong, a sangue frio. Adams ganhou o prémio Pulitzer com esta fotografia, mas ficou tão emocionalmente chocado com ela que se tornou Fotógrafo paisagístico.



A Menina Afegã



Chabat Gula foi fotografada, com 12 anos, pelo fotógrafo Steve Curry, em Junho de 1984. Isto aconteceu no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão, durante a guerra contra a invasão soviética. Esta foto apareceu na capa da National Geographic a Junho de 1985 e por causa do seu rosto expressivo e dos seus deslumbrantes olhos verdes a imagem tornou-se numa das mais famosas da revista e do mundo. Passado uns anos Curry foi à descoberta da rapariga, encontrando-a, numa aldeia remota, do Afeganistão. Gula é uma mulher tradicional pastún, casada e mãe de três filhos.



O Beijo da Times Square




Também conhecida como o beijo de despedida da guerra esta foto foi tirada po Victor Jorgensen, a 14 de Agosto de 1945 na Times Square. Nesta foto pode-se observar um soldado da marinha norte-americana a beijar apaixonadamente uma enfermeira. O "fora de comum" é que estes dois cidadãos norte-americanos eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontar-se. Este grande ícone fotográfico dos Estados Unidos é considerado uma analogia de excitação e paixão por representar o regresso a casa depois de uma longa temporada de terror.

Protesto Silencioso




Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até à morte numa rua super movimentada de Saigão, a 11 de junho de 1963. Enquanto o seu corpo ardia nas chamas, o monge budista manteve-se completamente imóvel e sem sequer fazer um mínimo ruído que fosse. Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista no seu país.

Espreitando a morte




Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prémio Pulitzer de fotojornalismo com uma fotografia tirada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro. Pode-se observar nesta foto a figura esquelética de uma menina, totalmente desnutrida a recostar-se sobre a terra, esgotada pela fome que persistia em segui-la constantemente. Num segundo plano observa-se um abutre à espera que essa morte a alcançe... Quatro meses depois, com um sentimento de culpa enorme e conduzido por uma forte dependência nas drogas, Kevin Carter suicidou-se...


The Falling Man



The Falling Man é o título de uma fotografia tirada por Richard Drew durante os atentados do 11 de setembro em 2001 ao World Trade Center. Nesta imagem vê-se um homem que num acto de desespero se atira de uma das torres gémeas. Esta foto, e outras semelhantes, mostram o caos e o desespero que se vive nestas alturas, e que muitos não se apercebem...

Sem comentários:

Enviar um comentário