sexta-feira, 29 de outubro de 2010

. O 11 de Setembro


Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jacto de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington D.C. O quarto avião caiu num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controlo do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington D.C. Não houve sobreviventes em qualquer dos voos.
O total de mortos nos ataques foi 2 996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países.
Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar os Talibã, que abrigaram os terroristas da Al-Qaeda.
Os danos no Pentágono foram reparados num ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, a 7 World Trade Center. A torre 1 World Trade Center está em construção no local, com 541 metros de altura, em 2013 será um dos edifícios mais altos da América do Norte. Mais três torres foram inicialmente previstas para serem construídas entre 2007 e 2012 no local das antigas Torres Gémeas. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído 8 de Novembro de 2009 e a primeira fase de construção é esperada para estar concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 Setembro, em 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário