sexta-feira, 29 de outubro de 2010

. ... e aqui se segue a segunda personagem...



Martin Luther King Jr, Nasceu em Atlanta, E.U.A., a 15 de Janeiro de 1929. Foi um pastor protestante e activista político. Tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor ao próximo. Tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos, pouco antes do seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é o “Eu tenho um sonho”, em Inglês “ I have a dream”.
Martin Luther King participou na fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS, ou em inglês, SCLC, Southern Christian Leadership Conference), em 1957. King manteve-se à frente da CLCS até sua morte.
King era seguidor das ideias de desobediência civil não-violenta estabelecidas por Mohandas Gandhi (líder político indiano), e aplicava essas ideias nos protestos organizados pelo CLCS. Martin Luther King organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei dos Estados com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).
Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que resultou no seu assassinato a 4 de Abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou ser o autor do crime, mas anos depois repudiou a sua confissão.

Sem comentários:

Enviar um comentário