sábado, 30 de outubro de 2010
. Pelé 70 anos - Parabéns Rei
. Maradona faz 50 anos
Um dos maiores ícones do futebol internacional, cumpre hoje 50 anos de idade. Maradona, o homem da mão de Deus, o homem que marcou o melhor golo de sempre e um dos melhores jogadores de todos os tempos.
Cada vez que este homem tocava na bola, o mundo deslumbrava-se com toda aquela energia e força, que Maradona tinha e transmitia. Sem dúvida nenhuma, um símbolo de orgulho para a Argentina.
Deixo aqui uma mensagem a Diego Armando Maradona, de um dos melhores jogadores argentinos da actualidade, Pablito Aimar.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
. Osama Bin Laden
Osama Bin Laden nasceu a 10 de Março de 1957. É um alegado terrorista saudita, e um dos homens mais procurados do mundo. Também é conhecido pelos seguintes nomes: Usama Bin Muhammad Bin Ladin, Shaykh Usama Bin Ladin, The Prince, The Emir, Abu Abdallah, Mujahid Shaykh, Hajj, The Director.
Filho de Muhammed Awad bin Laden, um imigrante iemenita pobre, que se tornou o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita depois do próprio rei. Era o filho único da décima esposa de Muhammed bin Laden, Hamida al-Attas. Os seus pais divorciaram-se logo depois de ele ter nascido.
Organizou vários atentados, sendo o mais famoso o de 11 de Setembro.
Acredita-se que Bin Laden esteja escondido em algum lugar da fronteira montanhosa entre o Afeganistão e o Paquistão. O jornal francês L'Est Republicain de 23 de Setembro de 2006, baseado em informações não confirmadas do serviço secreto francês, chegou a afirmar que Bin Laden teria morrido de Tifo durante o mês de Agosto de 2006. No entanto, a 8 de Setembro de 2007 um novo vídeo de 30 minutos de duração foi divulgado, demonstrando que Bin Laden está vivo e bem de saúde. Neste vídeo, pela primeira vez, aparece com a barba tingida.
O governo dos Estados Unidos oferecia a recompensa de US$25 milhões de dólares a quem der informações relevantes da localização do terrorista.Em 13 de Julho de 2007, a recompensa foi dobrada para US$50 milhões.
. O 11 de Setembro
Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jacto de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington D.C. O quarto avião caiu num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controlo do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington D.C. Não houve sobreviventes em qualquer dos voos.
O total de mortos nos ataques foi 2 996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países.
Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar os Talibã, que abrigaram os terroristas da Al-Qaeda.
Os danos no Pentágono foram reparados num ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, a 7 World Trade Center. A torre 1 World Trade Center está em construção no local, com 541 metros de altura, em 2013 será um dos edifícios mais altos da América do Norte. Mais três torres foram inicialmente previstas para serem construídas entre 2007 e 2012 no local das antigas Torres Gémeas. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído 8 de Novembro de 2009 e a primeira fase de construção é esperada para estar concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 Setembro, em 2011.
. ... e aqui se segue a segunda personagem...
Martin Luther King Jr, Nasceu em Atlanta, E.U.A., a 15 de Janeiro de 1929. Foi um pastor protestante e activista político. Tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor ao próximo. Tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos, pouco antes do seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é o “Eu tenho um sonho”, em Inglês “ I have a dream”.
Martin Luther King participou na fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS, ou em inglês, SCLC, Southern Christian Leadership Conference), em 1957. King manteve-se à frente da CLCS até sua morte.
King era seguidor das ideias de desobediência civil não-violenta estabelecidas por Mohandas Gandhi (líder político indiano), e aplicava essas ideias nos protestos organizados pelo CLCS. Martin Luther King organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei dos Estados com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).
Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que resultou no seu assassinato a 4 de Abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou ser o autor do crime, mas anos depois repudiou a sua confissão.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
. Prémio Sakharov 2008
O prémio Sakharov de 2008 foi atribuído a Hu Jia, um activista dos direitos humanos, da protecção ambiental e da luta contra a sida.
Este prémio sofreu algumas complicações relativamente à sua entrega, visto que Hu foi preso por “incitamento à subversão do poder estatal”. A China, o seu país natal, fez pressão para que Hu Jia não fosse galardoado. Felizmente, uma tentativa em vão.
No mesmo mês que recebeu esta nomeação, o activista foi considerado um potencial vencedor do Prémio Nobel da Paz, o que acabou por não acontecer.
Hoje encontra-se preso, à semelhança do Prémio Nobel da Paz 2010, também chinês, e luta contra uma cirrose no fígado.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
. Prémio Sakharov 2009
O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2009 foi atribuído à organização MEMORIAL e aos seus três representantes – Oleg Orlov, Sergei Kovalev e Lyudmila Alexeyeva.
A Organização MEMORIAL, que teve como primeiro líder Andrei Sakharov, promove os direitos fundamentais nos Estados pós-soviéticos como o Azerbaijão, a Arménia, a Geórgia, o Tajiquistão, a Moldávia e a Ucrânia. Inicialmente fundada, no final da década de 1980, como uma iniciativa para criar um centro em memória das vítimas da repressão estalinista, expandiu-se posteriormente, dando lugar a uma Organização de Defesa dos Direitos Civis. Os seus esforços concentram-se, actualmente, na luta contra as violações dos direitos humanos nas zonas de conflito dos antigos estados soviéticos, com o objectivo de assegurar o seu futuro democrático.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
. Prémio Sakharov 2010
. YES WE CAN - New Approaches - Entertainment - EMMY WINNER
Yes We Can! Esta frase marcou aquele que será, provavelmente, o mais inspirado discurso dos últimos anos.
Yes we can! Foi o tema de campanha do político que mais pessoas empolgou nas últimas décadas. Um tema que sacudiu o país e trouxe esperança para o povo norte americano.
Obama foi o primeiro negro a ter o cargo de Presidente dos EUA.
Nasceu a 4 de Agosto de 1961 em Honolulu, no estado americano do Havai.
Devido à sua história pessoal -pai negro, mãe branca e padrasto asiático-, é visto por muitos como um unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. O próprio Obama já brincou com isso no talk show de Oprah Winfrey, quando disse que jantares da sua família "são sempre uma mini-ONU, com parentes de todas as etnias".
Yes we can! Esta frase ecoou nos meios de comunicação de todo o mundo e encheu de esperança gente de todas as raças.
domingo, 17 de outubro de 2010
. Copérnico, Darwin e Freud: as três feridas narcísicas infligidas à humanidade
De inspiração mítica (cf. mito de narciso), a expressão ferida narcísica é utilizada para dar conta dos golpes sofridos na imagem que fazemos de nós mesmos, um abalo no amor-próprio e na auto-estima. Exactamente o que fizeram Copérnico, Darwin e Freud. O primeiro porque nos retirou do centro do universo e nos colocou em perpétuo movimento em torno do Sol, o verdadeiro centro. Substituindo, portanto, a hipótese geocêntrica pelo heliocentrismo. O segundo porque nos coloca na cauda de uma longa evolução cuja origem são os primatas de onde derivam outros símios, pondo fim à ideia que fazíamos de seres humanos especialmente criados por deus. O terceiro, também conhecido por pai da psicanálise, porque revelou ao mundo que a maior parte da nossa actividade mental está para lá da consciência, que existe um inconsciente, e que por isso nem sempre é a vontade que controla as nossas acções.
. Uma imagem vale mais do que mil palavras
Esta famosa foto de Che Guevara, mais conhecida pelo nome "guerrelheiro heróico", foi tirada por Alberto Korda a 5 de Março de 1960 num enterro de vítimas de uma explosão. Nesta imagem Che Guevara tinha 30 anos. Esta é, sem qualquer tipo de dúvidas, uma das imagens mais reproduzidas da história, expressando um símbolo universal de rebeldia para a juventude não filiada às tendências políticas principais.
O coronel assasinou o preso, mas e eu... assassinei o coronel! Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra e autor desta foto, que mostra o assassinato de um preso a 1 de fevereiro de 1968. O assassino era na altura o chefe da polícia de Saigão, que matou este combatente do Vietcong, a sangue frio. Adams ganhou o prémio Pulitzer com esta fotografia, mas ficou tão emocionalmente chocado com ela que se tornou Fotógrafo paisagístico.
Também conhecida como o beijo de despedida da guerra esta foto foi tirada po Victor Jorgensen, a 14 de Agosto de 1945 na Times Square. Nesta foto pode-se observar um soldado da marinha norte-americana a beijar apaixonadamente uma enfermeira. O "fora de comum" é que estes dois cidadãos norte-americanos eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontar-se. Este grande ícone fotográfico dos Estados Unidos é considerado uma analogia de excitação e paixão por representar o regresso a casa depois de uma longa temporada de terror.
Protesto Silencioso
Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até à morte numa rua super movimentada de Saigão, a 11 de junho de 1963. Enquanto o seu corpo ardia nas chamas, o monge budista manteve-se completamente imóvel e sem sequer fazer um mínimo ruído que fosse. Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista no seu país.
The Falling Man é o título de uma fotografia tirada por Richard Drew durante os atentados do 11 de setembro em 2001 ao World Trade Center. Nesta imagem vê-se um homem que num acto de desespero se atira de uma das torres gémeas. Esta foto, e outras semelhantes, mostram o caos e o desespero que se vive nestas alturas, e que muitos não se apercebem...
sábado, 16 de outubro de 2010
. Fazer a diferença, mudando o mundo!
Mas... como podemos nós fazer a diferença?
A resposta é simples! Basta defendermos com convicção os nossos ideais, indo contra as injustiças que vemos no mundo. Sermos nós próprios, pensando, agindo conforme dita a nossa mente e coração. Sê diferente, faz a diferença!
"Vocês riem de mim por eu ser diferente, eu rio-me de vocês por serem todos iguais." (Bob Marley)
Mudar o Mundo
Quando eu era jovem a minha imaginação não tinha limites, sonhava mudar o mundo. Quando fiquei mais velho e sábio, descobri que o mundo não mudaria: então restringi um pouco as minhas ambições, e resolvi mudar apenas o meu país. Mas o país também parecia imutável.
No acaso da vida, numa última e desesperada tentativa, quis mudar a minha família. Mas eles não se interessavam nem um pouco, dizendo que repeti sempre os mesmos erros. No meu leito de morte, enfim descobri: que se eu tivesse começado por corrigir os meus erros e mudar-me a mim próprio, o meu exemplo poderia transformar a minha família. O exemplo da minha família talvez contagiasse a vizinhança, e assim eu teria sido capaz de melhorar o meu bairro, a minha cidade, o meu país, e, quem sabe, o mundo...
(Palavras gravadas no túmulo de um bispo anglicano, numa catedral em Inglaterra.)
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
. Preparem-se...Eles vêm aí...
...cinco personagens da História Mundial vão andar pela escola.
Conheçam a primeira personagem!
E não se esqueçam...Fiquem atentos!
Adolf Hitler nasceu em Braunau am Inn, a 20 de Abril de 1889, foi o líder do Partido Nacional-socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido por Partido Nazi, sendo ainda da oposição aos sociais-democratas. Hitler tornou-se chanceler e, posteriormente, ditador alemão.
Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como, Testemunhas de Jeová, Eslavos, Poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e Judeus - foram perseguidos no que ficou conhecido como Holocausto.
Hitler sobreviveu sem ferimentos graves a 42 atentados contra a sua vida. Por tudo isto, Hitler teria chegado a acreditar que Deus intervinha a seu favor. A última tentativa de assassinato foi a 20 de Julho de 1944, quando uma bomba inglesa explodiu a apenas dois metros do líder. O atentado foi liderado e executado por Von Stauffenberg, coronel alemão condenado à morte por fuzilamento. Tal atentado não o impediu de, em menos de uma hora, se encontrar em perfeitas condições físicas com o ditador fascista italiano Benito Mussolini.
Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general, em Berlim, a 30 de Abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia já as duas tropas que defendiam o quartel. Segundo testemunhas, Adolf Hitler teria já admitido que perdera a guerra desde o dia 22 de Abril e desde esse dia passavam pela sua mente os pensamentos suicidas.
. Cinco filmes do melhor!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
. Cinco gigantes que revolucionaram o cinema
terça-feira, 12 de outubro de 2010
. Quem foi Jesus?
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
sábado, 9 de outubro de 2010
. Imagina...
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
. Panteão-Gama apresenta...
Uma comédia a não perder
Auditório da escola - 26 de Novembro