Harvey Bernard Milk (1930-1978) foi um político americano que se tornou no primeiro homossexual a ser eleito a um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de S. Francisco. A política e o activismo gay não foram os primeiros interesses de Milk; ele não se queria mostrar à sociedade como homossexual, não tendo participado em qualquer causa civil até aos seus 40 anos.
Milk mudou-se, em 1972, de Nova Iorque para São Francisco, numa altura em que uma migração de homossexuais se dirigia ao distrito de Castro. Tirou vantagem do crescente poder político e económico do bairro para promover os seus interesses, e candidatou-se três vezes sem sucesso a cargos públicos. As suas campanhas demasiado vistosas deram-lhe uma crescente popularidade, e Milk chegou mesmo a supervisor em 1977.
Apesar da sua curta carreira como político, Milk tornou-se um ícone em São Francisco e um "mártir dos direitos dos gays", de acordo com o professor da Universidade de São Francisco Peter Novak. Em 2002, Milk foi chamado "o mais famoso e mais significativo político abertamente LGBT alguma vez eleito nos Estados Unidos. Anne Kronenberg, a sua última gerente de campanha disse:
" O que diferencia Harvey de qualquer um de nós foi o facto de ele ser um visionário. Harvey Milk imaginou um mundo virtuoso dentro da sua cabeça e, em seguida fez o que grande parte das pessoas não consegue: transformou esse mundo num mundo real, e fê-lo para todos nós".
Existem algumas obras em homenagem a Milk, dentro das quais se encontra presente um documentário de 1984 - "The Times of Harvey Milk", premiado com um Óscar da Academia. Em 2008 foi lançado "Milk", um filme sobre os incríveis caminhos que Harvey percorreu. Realizado por Gus Van Sant, e com Sean Penn no papel de Milk, na minha opinião e na opinião da Academia o melhor papel de Sean Penn, visto que foi premiado com o Óscar de melhor actor. "Milk" teve oito nomeações nos óscares, das quais venceu nas categorias de melhor actor e melhor guião original.
"Chamo-me Harvey Milk e quero recrutar-vos..."
Harvey Milk
Belo artigo!
ResponderEliminar