segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

. Como surgiu o Dia de S. Valentim...

São Valentim foi um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o dia de S. Valentim.

Durante o reinado do imperador Cláudio II, proibiu-se a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que se os jovens não tivessem família, se alistariam com maior facilidade ao seu exército. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Valentim era o nome do bispo que realizava estas cerimónias secretas. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe mandaram flores e bilhetes a dizer que ainda acreditavam no amor. Entre estas as pessoas jovens estava uma rapariga cega, Asterias, filha de um carcereiro... Asterias conseguiu a permissão do seu pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e milagrosamente a jovem ganhou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor a Asterias com a assinatura: "do teu Valentim", expressão ainda hoje muito utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270d.c.

É incrível como é que uma história de há mais de 1800 anos atrás ainda influencia tantos, a declarar-se à sua cara-metade. É verdade que o consumismo ajuda bastante, mas o amor pelo pai, mãe, irmão, avô ou namorado(a), são os verdadeiros pilares para dessa chama imensa, que persiste em manter-se acesa.

1 comentário: