sábado, 26 de fevereiro de 2011

. 'Guernica' de Pablo Picasso



A obra de arte mais famosa de Pablo Picasso é esta: Guernica. Esta obra de arte retrata a cidade de Guernica, após o bombardeamento dos aviões de Adolfo Hitler. Esta grande tela encorpora para muitos a desumanidade, brutalidade e o desespero da guerra. A cidade de Guernica fica situada no norte de Espanha, a nordeste de Bilbau.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

. Em debate: Adopção por um casal gay

Durante esta semana promovemos um debate no âmbito do sub-projecto "Filme-Debate", acerca de toda a polémica e preconceitos que a homossexualidade traz à luz do dia. Também realizámos uma sondagem cujo tema, igulamente polémico, era a adopção de crianças por parte de um casal homossexual.


Antes ainda, apresentámos no auditório "Milk", um filme que deu o óscar a Sean Penn, como tinhamos prometido fazer. Nesta sessão, o preconceito confirmou-se, pois cada vez que os lábios de dois homens se tocavam, as pessoas (na sua maioria alunos com 16, 17 e 18 anos) reagiam como se de algo repugnante se tratasse. Só depois, então, se deu o polémico debate... O convidado foi um representante da rede ex aequo, Manuel Abrantes, que numa primeira parte definiu e esclareceu o público acerca não só da homossexualidade, mas também de todos os comportamentos considerados "inapropriados ou anormais" (como a bissexualidade e/ou o trangenerismo). Numa segunda parte, foram colocadas algumas questões ao convidado, inicialmente pelos moderadores e depois pelo público.

Qual te dá um sentimento de repugnância (se é que alguma te dá esse sentimento)?

Esta?

Ou esta?

A tua resposta mais provável é a segunda imagem, quer sejas rapaz ou rapariga. Isto talvez aconteça não só pelo facto dos homens gays serem mais discriminados, mas também pelo facto do homem ser o mais protector das suas "origens".

Na segunda parte discutiram-se muitos assuntos como:

- A homossexualidade é uma "doença contagiosa"?
- O casamento entre homossexuais deveria ter sido legalizado?
- A adopção por casais homossexuais deve ser permitida?
- ...

Em relação à sondagem, que também foi discutida no debate/palestra, deve registar-se que teve a maior participação de sempre: 26 visitantes do blog.


A favor
[20 votos (76%)]
Inúmeros argumentos foram apresentados a favor da adopção por casais homossexuais, tais como o facto dos homossexuais serem tão bons pais como é um casal hetero, pois apesar de poder não existir uma figura física maternal, ou paternal, existe alguém que está a contribuir para a felicidade de uma criança órfã (não tirando crédito a muitos bons orfanatos). Há crianças que são criadas apenas pelos seus avós, ou apenas pelo seu pai ou apenas pela sua mãe... porque não poder haver, então, duas figuras masculinas ou femininas a adoptar uma criança? A criança pode ser gozada na escola..., mas isso não acontece sempre que alguém é diferente? Por outra qualquer razão?


Contra
[6 votos (23%)]
Um casal gay não proporciona a mesma estabilidade à vida de uma criança, que um casal hetero. Onde é que está a figura maternal? e/ou a paternal? Não está presente! Para uma criança ter um crescimento apropriado é necessário haver estas duas figuras juntas. Além disso, a criança vai ser mal-tratada desde a infância, e é muito complicado quando um amigo lhe pergunta: Como é que se chama o teu pai? - António; e a tua mãe? - Carlos. Numa situação destas, que chega até a ser cómica, como reage uma criança?

Acham esta criança, feliz?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

. Pablo Picasso


Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso ou simplesmente Pablo Picasso, como é normalmente chamado, é filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco. Nasceu em Málaga a 25 de outubro de 1881 e faleceu em Mougins no dia 8 de abril de 1973, falecendo com 91 anos, foi pintor, escultor e desenhador espanhol como todos sabemos, tendo também desenvolvido a poesia. Foi reconhecido como um dos mestres da arte do século XX e é considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando todos os tipos de materiais. Pablo Picasso também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Exemplos de obras de Picasso são : "Arlequim", "A Guitarra", "Mendigos", "O Cego", "A Família Soler", "O Moço do Cavalo", "Mulher de Verde", "A Alegria de Viver" entre outras.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

. Happy B-day Kurt Cobain

Kurt Donald Cobain era o vocalista dos Nirvana, a banda grunge que redefiniu a música dos anos 90. Cobain nasceu a 20 de Fevereiro de 1967 em Hoquaim, Seattle. A sua mãe era empregada de mesa e o seu pai era mecânico. Quando Cobain tinha 8 anos, os seus pais divorciaram-se, fazendo com que a personalidade de Cobain mudasse, tornando-se algo anti-social e afastado dos seus pais. Kurt disse que o divórcio dos seus pais alimentou a angústia das música dos Nirvana.

Enquanto criança, Kurt já demostrava interesse pela música. Aos 11 anos começou a ouvir Sex Pistols e muitas outras bandas britânicas. De Aberdeen mudou-se para Olympia em 1985, onde formou várias bandas antes de Nirvana. Nirvana foi a banda criada com o baixista Krist Novoselic e, mais tarde com o multi-instrumentista Dave Grohl. Em 1989 o primeiro álbum de Nirvana foi lançado, “Bleach”. Um dos maiores sucessos de Nirvana foi o single “Smells Like Teen Spirit”, instantaneamente reconhecida e aclamada.

Apaixonou-se por Courtney Love e fugiu com ela, já grávida, para casarem no Hawaii. Cobain, consumidor regular de várias drogas, desintoxicou-se para que estivesse em condições para receber a filha “a caminho”. Frances Bean Cobain nasceu pouco depois. Após vários álbuns de sucesso, vários anos e várias desintoxicações sem resultado, Kurt Cobain foi encontrado morto na sua casa a 8 de Abril de 1994 com uma arma apontada para o seu queixo. Com a autópsia concluiu-se que Cobain se terá suicidado, a 5 de Abril de 1994. Foram também encontrados altos níveis de heroína e vestígios de Valium. Há quem defenda que a morte de Cobain tenha sido encomendada pela sua mulher, Courtney Love.

Hoje, Cobain faria 44 anos... Happy B-Day Kurt!


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

. Um político GAY?


Harvey Bernard Milk (1930-1978) foi um político americano que se tornou no primeiro homossexual a ser eleito a um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de S. Francisco. A política e o activismo gay não foram os primeiros interesses de Milk; ele não se queria mostrar à sociedade como homossexual, não tendo participado em qualquer causa civil até aos seus 40 anos.

Milk mudou-se, em 1972, de Nova Iorque para São Francisco, numa altura em que uma migração de homossexuais se dirigia ao distrito de Castro. Tirou vantagem do crescente poder político e económico do bairro para promover os seus interesses, e candidatou-se três vezes sem sucesso a cargos públicos. As suas campanhas demasiado vistosas deram-lhe uma crescente popularidade, e Milk chegou mesmo a supervisor em 1977.

Apesar da sua curta carreira como político, Milk tornou-se um ícone em São Francisco e um "mártir dos direitos dos gays", de acordo com o professor da Universidade de São Francisco Peter Novak. Em 2002, Milk foi chamado "o mais famoso e mais significativo político abertamente LGBT alguma vez eleito nos Estados Unidos. Anne Kronenberg, a sua última gerente de campanha disse:

" O que diferencia Harvey de qualquer um de nós foi o facto de ele ser um visionário. Harvey Milk imaginou um mundo virtuoso dentro da sua cabeça e, em seguida fez o que grande parte das pessoas não consegue: transformou esse mundo num mundo real, e fê-lo para todos nós".

Existem algumas obras em homenagem a Milk, dentro das quais se encontra presente um documentário de 1984 - "The Times of Harvey Milk", premiado com um Óscar da Academia. Em 2008 foi lançado "Milk", um filme sobre os incríveis caminhos que Harvey percorreu. Realizado por Gus Van Sant, e com Sean Penn no papel de Milk, na minha opinião e na opinião da Academia o melhor papel de Sean Penn, visto que foi premiado com o Óscar de melhor actor. "Milk" teve oito nomeações nos óscares, das quais venceu nas categorias de melhor actor e melhor guião original.


"Chamo-me Harvey Milk e quero recrutar-vos..."

Harvey Milk

. Projecto Filme-Debate

Hoje, como no dia 14 e 18 de Janeiro, demos seguimento ao sub-projecto do nosso projecto principal "Panteão-Gama", intitulado "Projecto Filme-Debate". Em Janeiro, apresentámos o filme "A Queda", e em seguida realizámos um debate em torno do tema 2ª Grande Guerra e a vida de Adolf Hitler. Na altura, convidámos uma representante da comunidade judaica e um professor de História.

Desta vez, o tema é a homossexualidade e todas as polémicas adjacentes. O filme que decidimos apresentar, "Milk", é um filme que conta a história verídica de Harvey Milk, um activista homossexual que se batia pelos direitos dos homossexuais e que conseguiu que os seus ideais triunfassem! Os nossos convidados para o debate que se realizará no dia 22 (terça-feira) deste mês são representantes de uma comunidade, também ela empenhada em desmistificar algumas ideias em torno dos homossexuais, além de promover o direito à igualdade de género. O seu site é www.rea.pt/projectoeducacao .

Como não foi possível apresentar todo o filme nesta primeira sessão, deixamo-lo de seguida. Bom filme!


P.S. - Ignorem a publicidade ao clicarem no play.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

. Géneros literários


Ficção, que incluí romances, policiais e grande parte das histórias fantasiosas ou inventadas; Banda Desenhada, que incluí toda a literatura aos quadradinhos; jornais; revistas; e por fim ensaios, que incluí toda a obra que pretende defender a teoria de um qualquer cientista, político, ou outro estudioso. Estes foram os géneros que estiveram para opção na sondagem da semana que passou. Esta sondagem veio comprovar o que a História já tinha comprovado, e isso é...

Em 1992, realizou-se um estudo em redor da questão: Quais os autores mais vendidos do século XX? Eis os resultados:

1º - Agatha Christie (policial), 2000 milhões de exemplares vendidos
2º - Mao Tsé-Tung (político), 896 milhões de exemplares vendidos
3º - Estaline (político), 672 milhões de exemplares vendidos
4º - Georges Simenon (policial), 500 milhões de exemplares
5º - Barbara Carteland (romance cor-de-rosa), 500 milhões de exemplares
6º - Lenine (político), 350 milhões de exemplares

Como podemos comprovar nesta lista, o 1º lugar foi para Agatha Christie a criadora do célebre inspector Poirot, cabendo a Georges Simenon e ao seu comissário Magret o 4º lugar. Na nossa sondagem aconteceu o mesmo, tendo ganho o género literário: Ficção, com 7 votos de 22!

A britânica, Christie, com os seus romances policiais conseguiu alcançar muito êxito em meados do século XX. Capaz de prender o leitor da primeira à última linha, o género policial difundiu-se em colecções de pequeno formato. Em Portugal, a mais antiga é a célebre "Colecção Vampiro" que, iniciada nos anos 40, conta com cerca de 680 títulos. A par do romance policial proliferou o romance cor-de-rosa, no qual se destacou a também britânica Bárbara Cartland. Autora de mais de 723 romances de amor, Bárbara Cartland viu o seu nome entrar, em 1983, para o Guinness Book, por ter escrito, só nesse ano, 26 livros!

O mesmo não se passou com o nosso 2º lugar, que na altura não era capaz de chegar ao título de best-seller. Apesar disso, foi nesta altura que nasceram alguns dos super-heróis mais conhecidos de todos os tempos, como o Batman, o Super-Homem, ou outros muito famosos em Portugal, como Tintin, Donald, O Príncipe Valente, Zorro, entre outros. Os portugueses, desde crianças a adultos, sempre se apaixonaram por estas aventuras mirabolantes, talvez daí os 6 votos de 22 que a nossa sondagem recolheu.

Pela primeira vez nas nossas sondagens houve um empate. Ambos receberam quatro votos e ambos se encontram em qualquer quiosque. O 3º lugar pertence às Revistas e aos Jornais. Jornais, que continuam a vender milhões de cópias, alguns socorrendo-se dos seus bombásticos títulos. Em relação às revistas, na minha opinião, hoje em dia servem apenas para contar se o Manel se vai apaixonar pela Joana e quem é que matou o Zé... algo que interessa bastante aos seus leitores, mas que a nível informativo não acrescenta quase nada.


Como já devem ter percebido, os Ensaios permaneceram tranquilamente em 4º lugar, com um voto. Apesar de serem um dos mais vendidos do século XX, parece que não conseguem ser tão interessantes como um bom policial, uma história sobre pessoas com poderes especiais ou como uma revista ou jornal, que tanto nos informam, uns com informação e outros com as últimas do jet-set e das novelas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

. Charlie Chaplin

Charlie Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889 , num subúrbio de Londres. A sua mãe, Lili Harley, era actriz de comédia. O seu pai, também era artista do music-hall, abandonou a família quando Charlie Chaplin ainda era pequeno. Um grave problema de laringite acabou com a carreira da jovem Lili Harley, obrigando Charlie Chaplin a debutar artisticamente com apenas cinco anos de idade. Os primeiros anos da vida de Chaplin passaram-se em orfanatos, e foi neles onde Chaplin encontrou todos os elementos que utilizaria mais tarde nos roteiros dos filmes que dirigiu e interpretou. Essa primeira etapa da sua vida não tinha o humor nem a ironia com a qual o cineasta sensibilizou o público do mundo inteiro.Felizmente, Chaplin acabou construindo a sua vida com a única coisa positiva que poderia ter herdado da sua família: a paixão pelo teatro.
Chaplin tinha um pensamento que era este: Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria."


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

. Como surgiu o Dia de S. Valentim...

São Valentim foi um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o dia de S. Valentim.

Durante o reinado do imperador Cláudio II, proibiu-se a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que se os jovens não tivessem família, se alistariam com maior facilidade ao seu exército. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Valentim era o nome do bispo que realizava estas cerimónias secretas. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe mandaram flores e bilhetes a dizer que ainda acreditavam no amor. Entre estas as pessoas jovens estava uma rapariga cega, Asterias, filha de um carcereiro... Asterias conseguiu a permissão do seu pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e milagrosamente a jovem ganhou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor a Asterias com a assinatura: "do teu Valentim", expressão ainda hoje muito utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270d.c.

É incrível como é que uma história de há mais de 1800 anos atrás ainda influencia tantos, a declarar-se à sua cara-metade. É verdade que o consumismo ajuda bastante, mas o amor pelo pai, mãe, irmão, avô ou namorado(a), são os verdadeiros pilares para dessa chama imensa, que persiste em manter-se acesa.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

. E porque esta semana é a semana dos aniversários... Parabéns Thomas Edison

Thomas Alva Edison, natural de Ohio, nasceu a 11 de Fevereiro de 1847, sendo que hoje faria 164 anos! Foi um inventor e empresário. Responsável pela invenção de muitos dispositivos, tais como o Fonógrafo e o Cinetógrafo (hoje em dia mais conhecido por máquina de filmar), e trabalhou na melhoria de vários objectos, tais como do telefone e da máquina de escrever. A sua mais conhecida invenção é, no entanto, a lâmpada incandescente. Edison foi um dos responsáveis por trazer a civilização da Era do Vapor para a Era da Electricidade.


O Feiticeiro de Menlo Park, como era conhecido, morreu a 18 de Outubro de 1931.



Curiosidade:uma vez que o dia dos namorados está aí...


Edison casou-se no Natal de 1871 com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell. O pedido de casamento foi feito batendo com uma moeda em código de morse.. reza a lenda que terminada a cerimónia, o noivo mal esperou pela lua-de-mel, pois entraram para uma oficina e só de lá sairam de madrugada..



. Confúcio, o Grande pensador chinês

"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos."(Confúcio)

Confúcio (551 a.c. - 479 a.c.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse. O "Mestre Kong" ficou conhecido por ser filósofo e teórico político. A sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China, mas também em toda a Ásia.

Conhece-se muito pouco sobre a sua vida. Os seus antepassados eram de uma linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais, que dependiam muito pouco do rei.

A sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exactidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como o Legalismo ou o Taoísmo durante a dinastia Han (206 a.c. - 220 d.c.). O Confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome "Confúcio."

"A preguiça caminha tão devagar, que a pobreza não tem dificuldades em a alcançar."(Confúcio)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

. Sonhos em forma de arte

Dentro do tema arte moderna, realizámos na semana passada uma sondagem: "Qual a tua corrente artística preferida?". Foram apurados 19 votos. Em 5º lugar e com zero desses votos ficou o Abstraccionismo, talvez por nada denotar; em 4º, e com 1 voto (5%), ficou o Dadaísmo, talvez pelo excessivo gozo que caracteriza esta "corrente artistíca"; em 3º lugar, com 3 votos (15%), ficou o Fauvismo, vá lá saber-se porquê; no 2º lugar, 5 votos (26%), ficou o cubismo (Viva Picasso!); e por fim, em 1º lugar, com mais de 50% dos votos (10 para ser mais preciso), ficou o surrealismo, talvez por nos levar a outros mundos que não o real (como fazem todas as outras, mas talvez esta o faça melhor). Como sempre deixamos-vos com a história do vencedor...


O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu em Paris nos 20, inserindo no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e fortemente influenciados pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), mas também pelo Marxismo. O surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na actividade criativa. Um dos seus objectivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava a ser destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.
Supõe-se que a palavra "surrealismo" tenha sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.
Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de 1924. Além de Breton os seus representantes mais conhecidos são Antonin Artaud, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

. Hoje seria dia de Júlio Verne fazer 183 anos |

Júlio Verne (em francês Jules Verne) nasceu a 8 de Fevereiro em Nantes, França, e foi um escritor francês. Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado (avoué), e Sophie Allote de la Fuÿe, uma família burguesa de Nantes. Considerado por críticos literários o precursor do gênero de ficção científica, tendo feito predições nos seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. A sua primeira obra e uma das mais conhecidas foi o relato de viagem à África em balão, intitulado Cinco semanas em um balão. Graças à capacidade de pesquisa e de imaginação de Verne, alguns leitores dessa história chegavam a questionar-se se era uma história verídica ou apenas ficção. Após o êxito do seu primeiro livro, a sua editora publicava novos livros de Verne quase todos os anos, tornando-se quase todos grandes sucessos. Dentre eles destacam-se-se: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao centro da terra, A volta ao mundo em oitenta dias, Da terra à lua , Robur - o conquistador. Júlio Verne morreu a 24 de Março de 1905, em Amiens (França).

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

. Almeida Garett faria hoje 212 anos!

João Baptista da Silva Leitão de Almeida, visconde Almeida Garett, nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto. Foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, ministro e secretário de Estado honorário português e pertencia à Nobreza. Propôs a construção do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.
Garett morreu a 9 de Dezembro de 1854, mas imortalizado através das suas obras. Os seus restos mortais encontram-se no Panteão Nacional, entre muitos outros conceituados personagens da História de Portugal.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

. E o melhor 007 é...


Na semana passada, a nossa turma realizou uma sondagem sobre qual seria o melhor agente secreto James Bond, e os nomeados eram: Sean Connery, Roger Moore, Pierce Brosnan e Daniel Craig. E o vencedor foi... Pierce Brosnan! Ficando Connery em segundo, seguido de Daniel Craig e por fim, mas não menos importante, Roger Moore. É um pouco difícil apontar razões para esta vitória. No início da votação não havia favoritos, pelo que Brosnan deve ter ganho única e exclusivamente pelo facto de haver mais votadores seus fãs. Deixamo-vos com uma curiosidade sobre cada "Bond" e uma nota biográfica do vencedor.


Curiosidades

- Roger Moore foi o Bond que mais vezes desempenhou o papel, mais precisamente sete vezes. Em filmes que até os menos aficionados conhecem, como Aventura no espaço e Octopussy.

- Daniel Craig é o mais recente. Tendo já participado em dois filmes, Casino Royale e Quantum of Solace, prepara-se agora para trabalhar num terceiro, que se chamará Bond 23, muito provavelmente por ser o vigésimo terceiro filme do conjunto.

- Sean Connery foi, como muitos sabem, o primeiro Bond, e talvez por isso tenha merecido ficar em segundo lugar da nossa sondagem. O actor fez, os agora clássicos, Ordem para matar e Operação Relâmpago.


Em 1995, Brosnan tornou-se no quinto actor a representar a personagem do mais famoso agente secreto do mundo, James Bond, participando em quatro filmes entre 1995 e 2002 (como por exemplo Morre noutro dia). Ele também providenciou a sua voz à personagem Bond no videojogo de 2004 James Bond: Everything or Nothing. Depois de deixar o agente secreto para trás já mostrou os seus dotes artistícos em filmes como O matador (2005), o musical Mamma Mia! (2008) e o Thriller O escritor fantasma de 2010.

Nota! - A nossa sondagem não contou com dois actores George Lazenby e Timolthy Dalton, por estes terem menos fama em Portugal. Apesar disso, se alguém achar que eles merecem o seu lugar no nosso blogue, faça o pedido e nós fazemos a postagem.

. Morreu John Barry, o contestado orquestrador da marca sonora de 007

A chegada de James Bond ao cinema, em 1962, fez-se sob uma orquestração que contaminou o imaginário 007 para sempre. John Barry, o compositor reconhecido pela marca sonora indelével na mais famosa personagem de Ian Flemming, morreu ontem(31 de Janeiro), aos 77 anos. A autoria do tema inicial foi, no entanto, alvo de muita contestação.