sábado, 26 de fevereiro de 2011
. 'Guernica' de Pablo Picasso
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
. Em debate: Adopção por um casal gay
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
. Pablo Picasso
domingo, 20 de fevereiro de 2011
. Happy B-day Kurt Cobain
Kurt Donald Cobain era o vocalista dos Nirvana, a banda grunge que redefiniu a música dos anos 90. Cobain nasceu a 20 de Fevereiro de 1967 em Hoquaim, Seattle. A sua mãe era empregada de mesa e o seu pai era mecânico. Quando Cobain tinha 8 anos, os seus pais divorciaram-se, fazendo com que a personalidade de Cobain mudasse, tornando-se algo anti-social e afastado dos seus pais. Kurt disse que o divórcio dos seus pais alimentou a angústia das música dos Nirvana.
Enquanto criança, Kurt já demostrava interesse pela música. Aos 11 anos começou a ouvir Sex Pistols e muitas outras bandas britânicas. De Aberdeen mudou-se para Olympia em 1985, onde formou várias bandas antes de Nirvana. Nirvana foi a banda criada com o baixista Krist Novoselic e, mais tarde com o multi-instrumentista Dave Grohl. Em 1989 o primeiro álbum de Nirvana foi lançado, “Bleach”. Um dos maiores sucessos de Nirvana foi o single “Smells Like Teen Spirit”, instantaneamente reconhecida e aclamada.
Apaixonou-se por Courtney Love e fugiu com ela, já grávida, para casarem no Hawaii. Cobain, consumidor regular de várias drogas, desintoxicou-se para que estivesse em condições para receber a filha “a caminho”. Frances Bean Cobain nasceu pouco depois. Após vários álbuns de sucesso, vários anos e várias desintoxicações sem resultado, Kurt Cobain foi encontrado morto na sua casa a 8 de Abril de 1994 com uma arma apontada para o seu queixo. Com a autópsia concluiu-se que Cobain se terá suicidado, a 5 de Abril de 1994. Foram também encontrados altos níveis de heroína e vestígios de Valium. Há quem defenda que a morte de Cobain tenha sido encomendada pela sua mulher, Courtney Love.
Hoje, Cobain faria 44 anos... Happy B-Day Kurt!
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
. Um político GAY?
Harvey Bernard Milk (1930-1978) foi um político americano que se tornou no primeiro homossexual a ser eleito a um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de S. Francisco. A política e o activismo gay não foram os primeiros interesses de Milk; ele não se queria mostrar à sociedade como homossexual, não tendo participado em qualquer causa civil até aos seus 40 anos.
Milk mudou-se, em 1972, de Nova Iorque para São Francisco, numa altura em que uma migração de homossexuais se dirigia ao distrito de Castro. Tirou vantagem do crescente poder político e económico do bairro para promover os seus interesses, e candidatou-se três vezes sem sucesso a cargos públicos. As suas campanhas demasiado vistosas deram-lhe uma crescente popularidade, e Milk chegou mesmo a supervisor em 1977.
Apesar da sua curta carreira como político, Milk tornou-se um ícone em São Francisco e um "mártir dos direitos dos gays", de acordo com o professor da Universidade de São Francisco Peter Novak. Em 2002, Milk foi chamado "o mais famoso e mais significativo político abertamente LGBT alguma vez eleito nos Estados Unidos. Anne Kronenberg, a sua última gerente de campanha disse:
" O que diferencia Harvey de qualquer um de nós foi o facto de ele ser um visionário. Harvey Milk imaginou um mundo virtuoso dentro da sua cabeça e, em seguida fez o que grande parte das pessoas não consegue: transformou esse mundo num mundo real, e fê-lo para todos nós".
Existem algumas obras em homenagem a Milk, dentro das quais se encontra presente um documentário de 1984 - "The Times of Harvey Milk", premiado com um Óscar da Academia. Em 2008 foi lançado "Milk", um filme sobre os incríveis caminhos que Harvey percorreu. Realizado por Gus Van Sant, e com Sean Penn no papel de Milk, na minha opinião e na opinião da Academia o melhor papel de Sean Penn, visto que foi premiado com o Óscar de melhor actor. "Milk" teve oito nomeações nos óscares, das quais venceu nas categorias de melhor actor e melhor guião original.
"Chamo-me Harvey Milk e quero recrutar-vos..."
Harvey Milk
. Projecto Filme-Debate
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
. Géneros literários
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
. Charlie Chaplin
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
. Como surgiu o Dia de S. Valentim...
São Valentim foi um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o dia de S. Valentim.
Durante o reinado do imperador Cláudio II, proibiu-se a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que se os jovens não tivessem família, se alistariam com maior facilidade ao seu exército. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Valentim era o nome do bispo que realizava estas cerimónias secretas. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe mandaram flores e bilhetes a dizer que ainda acreditavam no amor. Entre estas as pessoas jovens estava uma rapariga cega, Asterias, filha de um carcereiro... Asterias conseguiu a permissão do seu pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e milagrosamente a jovem ganhou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor a Asterias com a assinatura: "do teu Valentim", expressão ainda hoje muito utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270d.c.
É incrível como é que uma história de há mais de 1800 anos atrás ainda influencia tantos, a declarar-se à sua cara-metade. É verdade que o consumismo ajuda bastante, mas o amor pelo pai, mãe, irmão, avô ou namorado(a), são os verdadeiros pilares para dessa chama imensa, que persiste em manter-se acesa.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
. E porque esta semana é a semana dos aniversários... Parabéns Thomas Edison
Thomas Alva Edison, natural de Ohio, nasceu a 11 de Fevereiro de 1847, sendo que hoje faria 164 anos! Foi um inventor e empresário. Responsável pela invenção de muitos dispositivos, tais como o Fonógrafo e o Cinetógrafo (hoje em dia mais conhecido por máquina de filmar), e trabalhou na melhoria de vários objectos, tais como do telefone e da máquina de escrever. A sua mais conhecida invenção é, no entanto, a lâmpada incandescente. Edison foi um dos responsáveis por trazer a civilização da Era do Vapor para a Era da Electricidade.
O Feiticeiro de Menlo Park, como era conhecido, morreu a 18 de Outubro de 1931.
Curiosidade:uma vez que o dia dos namorados está aí...
Edison casou-se no Natal de 1871 com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell. O pedido de casamento foi feito batendo com uma moeda em código de morse.. reza a lenda que terminada a cerimónia, o noivo mal esperou pela lua-de-mel, pois entraram para uma oficina e só de lá sairam de madrugada..