terça-feira, 5 de abril de 2011

. A Melhor Poetisa portuguesa do século XX

No âmbito de uma sondagem, efectuada com o objectivo de apurar qual o escritor favorito dos nossos visitantes do Blog Panteão Gama, foram seleccionados escritores como J. K. Rowling, escritora dos livros Harry Potter, José Saramago premiado com o Nobel da Literatura, Júlio Dinis, Fernando Pessoa, Dan Brown e Sofia de Mello Breyner Andresen.

Foram apurados 12 votos no final desta que foi a última sondagem do 2º período, do Blog Panteão Gama. E o vencedor é...

...Sofia de Mello Breyner Andresen
Nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e faleceu em Lisboa a 2 de Julho de 2004. Da infância aristocrática e feliz passada no Porto ficaram imagens que povoam de forma explícita, ou alusiva, a sua obra poética e ficcional, particularmente os contos para crianças.

Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX e a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999, o Prémio Max Jacop de Poesia, em 2001 e Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana em 2003.

Sofia de Mello distinguiu-se como escritora de contos e livros infantis como A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, etc. Está presente em Sophia de Mello também uma ideia da Poesia como sendo um valor transformador fundamental. "A poesia de Sofia de Melo Breyner Andersen é "(…) uma das vozes mais nobres da poesia portuguesa do nosso tempo.". Jorge de Sena, "Alguns Poetas de 1938" in Colóquio Artes e Letras, nº 1, Janeiro de 1959).

1 comentário: