quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

. Feliz Ano Novo !


O Panteão Gama deseja a todos os seus visitantes um Feliz Ano Novo !

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

. Prémio Sakharov 1995



O prémio Sakharov 1995 foi atribuído a Leyla Zana, uma deputada turca, que foi exilada pelo seu próprio país. Leyla iniciou a sua luta em defesa do seu marido, preso na altura, acabando mais tarde por lutar pelos direitos humanos e por uma solução pacífica e democrática para os conflitos entre o governo turco e o povo curdo. A deputada foi condenada em 1994, juntamente com alguns colegas, que tal como ela pertenciam à organização ilegal ''Partido dos Trabalhadores Curdos''. O Parlamento Europeu, embora lhe tenha atribuído o Sakharov 1995, Zana só o recebeu nove anos depois, após a sua libertação.

. Prémio Sakharov 1996



O prémio Sakharov 1996 foi atribuído ao dissidente chinês Wei Jingsheng. Wei Jingsheng foi galardoado com este prémio pelas suas actividades desenvolvidas em proveito da democracia, pelo que foi detido duas vezes e mais tarde exilado. Dissidente estava detido na altura, não estando presente para receber o prémio pessoalmente. Jingsheng é também vencedor de outros prémios tais como Robert F. Kennedy Prémio de Direitos Humanos em 1996, o National Endowment for Democracy Award em 1997, o Olof Palme Memorial Prize, em 1994 e o Prémio Internacional Activista pela Fundação Gleitsman. Wei tem sido elogiado em vários lugares, com títulos como "Pai do Chinese Democracy" e "Nelson Mandela da China''.

. Os modos da difusão musical também evoluiram?


Desde o rádio, passando pelo disco de vinil, cassete, cd, e chegando finalmente à "era do USB". A música foi chegando, ao longo dos anos, através destes modos de difusão que todos conhecemos tão bem, embora nem sempre nos apercebamos da sua evolução.


Em 1906 foi emitida, pela primeira vez, uma emissão de rádio, que foi inventado por Nikola Tesla e Guglielmo Marconi. O rádio era a televisão dos nossos dias, nesta altura as novidades e música eram esperadas pela família inteira, que se sentava à volta deste emitor repleto de informação. Foi com o rádio que a música começou a expandir-se a toda uma nação, a todo um continente, a todo o mundo. A rádio foi o primeiro modo de difusão, a nível mundial, da música.


No início da década de 50, já se desenvolvia o disco de vinil... Todas as pessoas desta época, que ainda hoje vivem, lembram com carinho e saudade aquele girar num toca-discos. O disco de vinil é hoje um clássico, que muitos coleccionam.










Passamos, em seguida, para a fita cassete ou compact cassete, mais conhecida apenas por cassete. Este difusor de música surgiu em 1963 e foi inventado pela holandesa Philips. Esta invenção foi uma revolução enorme, pois podia-se não só reproduzir, mas também gravar som (algo que o vinil não conseguia fazer). A cassete foi evoluindo ao longo dos anos, até que no final dos anos 70 a Sony inventou o Walkman, algo que fez com cada pessoa, individualmente, pudesse ouvir música de uma forma prática e simples.


Entrando numa era mais recente, podemos começar por referir o compact disk, mais conhecido por CD. Os CD's surgiram, a nível comercial, em 1982, tendo como vantagens a sua maior durabilidade, maior capacidade e melhor clareza de som, apagando um pouco o disco de vinil e eliminando por completo a cassete. O compact disk foi desenvolvido pela Philips e Sony, tendo sido até bem recentemente o maior difusor dos nossos tempos, algo que já não se sucede...










Durante a minha geração, todos estes modos de difusão musical foram algo que esteve sempre presente, excluindo o vinil que me antecede um pouco. Mas agora, actualmente, nos dias de hoje, que meio é que expande a música de modo a chegar a todos e cada um de nós? Já todos sabem a resposta a este questão... Começou por ser chamado mp3, passando a mp4 e chegando finalmente a Ipod. Não precisando de andar com nada atrás e conseguindo alcançar uma capacidade que nenhum outro conseguiu. A "era do USB", como lhe chamo, é até agora o modo de difusão musical mais prático e inovador que o século XXI conheceu. Quem sabe, no futuro, se algo ainda mais inovador aparece. Resta-nos esperar pelo que aí vem.











NOTA - Actualmente a música é redireccionada para todo o mundo não só através destes modos. Apesar disso, estes são os que ficaram conhecidos, unicamente, por terem expandido a música e essa é razão pela qual só referi estes.

. Ainda sobre o Natal... mas agora em animação!

. Quebra Nozes-Tchaikovski

O Quebra Nozes é um dos três bailados que Tchaikovski compôs. O bailado é composto por dois actos, estes contam uma história em que a fantasia e magia, típicas do romantismo, contam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça do tamanho desmensurado. Uma boa sugestão para o natal.

. Personalidade do ano

O fundador da rede social facebook Mark Zuckerberg de 26 anos, foi eleito pela revista Times personalidade do ano. Entre os finalistas desta escolha anual pelos leitores da revista estavam também o fundador da WikiLeaks Julian Assange e a cantora Lady Gaga. "A rede social que Mark Zuckerberg criou, colocou em contacto 500 milhões de pessoas. O Facebook tornou-se o terceiro maior país do mundo, representando quase um décimo do planeta", afirmou o director da revista Times, Richard Stengel, que anunciou a escolha no canal de televisão norte americano NBC.

. Prémio Sakharov 1997


O prémio Sakharov 1997 foi atribuído, a uma jornalista argelina, Salima Ghezali. Salima fundou o seu próprio jornal com a intenção de promover a liberdade de imprensa e os direitos da mulher. Nos seus artigos criticou a censura e a forma como são tratados os jornalistas na Argélia e escreveu sobre a necessidade de uma solução para a crise argelina, chamando a atenção para o elevado número de vítimas, entre jornalistas e outros cidadãos. O seu trabalho foi criticado pelas autoridades argelinas, que encerraram o jornal. Apesar disso, continua a lutar pelos seus objectivos e por um futuro democrático para a Argélia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

. Prémio Sakharov 1998



O prémio Sakharov 1998 foi atribuído ao Ibrahim Rugova, um político do Kosovo e líder do partido político da União Democrática do Kosovo. Ibrahim, como humanista que era, foi também presidente da Associação de Escritores do Kosovo em 1988. Rugova tornou-se um político activista, quando a sérvia aboliu a autonomia dessa mesma região. Lutou pela independência do território, participou na República do mesmo e converteu-se no principal defensor dos interesses da comunidade albanesa, dai lhe ser atribuído, pelo Parlamento Europeu, este prémio.

. Tudo pode ser contado de outra maneira...

‘José & Pilar’, é um documentário de Miguel Gonçalves Mendes sobre a vida de José Saramago, é um elogio de amor do Nobel da Literatura à mulher, Pilar del Río. Foi assim que o próprio escritor definiu o filme, actualmente em exibição, e que já foi visto por mais de 11 mil espectadores. O filme é um retrato próximo do escritor português no processo de escrita e divulgação do romance "A viagem do elefante", desvenda o lado privado de José Saramago, o seu compromisso cívico enquanto escritor, os medos e os dilemas sobre a velhice e a morte, as certezas sobre Deus e a religião. O documentário foi exibido no DocLisboa, já teve estreia comercial no Brasil e foi apresentado dia 16 de Novembro em Lisboa, dia em que José Saramago completaria 88 anos.

Com 11300 espectadores, 'José & Pilar' é o terceiro documentário português mais visto no cinema desde 2004.

. Van Gogh



Vincent Willem Van Gogh
nasceu na Holanda no dia 30 de Março de 1853 e é actualmente considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Começou a pintar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.

Principais obras de Van Gogh:

- Os comedores de batatas
- A italiana
- A vinha encarnada
- A casa amarela
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O velho moinho
- Oliveiras

. Prémio Sakharov 1999



O prémio Sakharov 1999 foi atribuído pelo Parlamento Europeu ao político timorense, José Alexandre Gusmão, também conhecido como Kay Rala Xanana Gusmão, por mérito da sua luta contra a injustiça e pela defesa dos direitos humanos. Xanana Gusmão tornou-se a grande referência dos timorenses que lutam pela independência e liberdade, foi o primeiro Presidente da República de Timor e é hoje seu Primeiro Ministro.

. Prémio Sakharov 2000



O prémio Sakharov 2000 foi atribuído ao grupo cívico ”Basta ya” em homenagem as vítimas do terrorismo da ETA.
O movimento "Basta Ya" foi criado em final de 1999 com o objectivo de defender a liberdade dos muitos cidadãos do país basco perante as ameaças da ETA e é constituído por um grupo de cidadãos, artistas, políticos e membros de organizações pacíficas.

sábado, 4 de dezembro de 2010

.Obras de Vivaldi encontradas

Após 270 anos da sua morte, foram encontradas 2 sonatas de Vivaldi, no meio de vários manuscritos doados em 2008 ao Museu de Foundling, em Londres.
Antonio Vivaldi nasceu em Veneza, a 4 de Março de 1678. Foi um compositor e músico italiano do estilo barroco. Compôs 770 obras (477 concertos e 46 obras). Morreu a 28 de Julho de 1741 em Viena, na miséria, como muitos artistas da sua época.

Aqui vai uma das Le Quattro Stagioni ("As quatro estações"), o Inverno:

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

. O maior guitarrista de sempre


Johny Allen Hendrix, mais conhecido por Jimi Hendrix, nasceu em Seattle, no dia 27 de Novembro de 1942 e morreu em Londres, no dia 18 de Setembro de 1970.
Jimi, além de ser citado como o maior guitarrista de sempre, também era cantor e compositor.
Conquistou fama a nível mundial, graças à sua intensa musicalidade e fantástica habilidade para tocar a guitarra eléctrica, sendo protagonista do uso de amplificadores distorcidos e do pedal wah-wah, estes utensílios musicais davam uma outra magia à sua música. Passou por muitos festivais, alguns como Festival Pop de Monterey, Festival da Ilha de Wright e o Festival de Woodstock, tendo sido a principal atracção destes últimos dois.
Jimi Hendrix foi um músico bastante galardoado, durante a sua vida, mas também ganhou alguns prémios postumamente. Dois deles foram a sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e a sua confirmação no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Em 1994, foi-lhe dedicada uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, e também foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor guitarrista numa lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003.